Nipeas da UFFS passa a integrar a União Latinoamericana de Extensão Universitária
Convite foi formalizado durante a 2ª Escola Latino-Americana Primavera: Extensão e Integralidade, realizada na cidade de Salto, no Uruguai

Publicado em: 23 de novembro de 2023 15h11min / Atualizado em: 23 de novembro de 2023 17h11min

O  Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais da UFFS (Nipeas) participou, durante a última semana, da 2ª Escola Latino-Americana Primavera: Extensão e Integralidade, na cidade de Salto, no Uruguai. Durante o evento, o Núcleo foi convidado a integrar a União latinoamericana de extensão universitária (ULEU).

Como explica o professor Emerson Neves da Silva, a ULEU é uma organização que congrega representação de universidades laltino-americanas e do caribe com o objetivo de promover o diálogo acadêmico em torno da prática teórico-metodológica da extensão crítica. “O NIPEAS foi convidado a integrar a ULEU pelo professor Humberto Tommasino, da Universidade da República do Uruguai (UDELAR). A participação nas escolas de extensão e, em especial, na ULEU, é um passo estratégico no sentido de potencializar a internacionalização da extensão desenvolvida pelo NIPEAS, impactando diretamente o conjunto da UFFS”, comenta.

Ele também explica que a relação com a rede de pesquisadores/extensionistas da ULEU viabilizará projetos e ações em conjunto. “Iniciamos, no encontro, a elaboração de um projeto que será desenvolvido no próximo ano no território da Fronteira Sul, evolvendo os membros do NIPEAS, a IV turma de Agronomia do Instituto Educar e docentes da Universidade do Uruguai. O objetivo é desenvolver uma ação baseada na metodologia de extensão crítica, visando servir de referência para os interessados na discussão da curricularização da extensão, em especial no âmbito da UFFS”, conta.

A entrada da UFFS na ULEU será homologada no congresso da entidade, que acontece no próximo ano, no Panamá.