Inscrições para o Enem 2015 iniciam dia 25 de maio pelo portal do Inep

Publicado em: 18 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os interessados têm o prazo de 25 de maio a 5 de junho para realizar o procedimento de matrícula, acessando o endereço portal.inep.gov.br. A aplicação das provas está marcada para os dias 24 e 25 de outubro.

O pagamento da inscrição, no valor de R$ 63, poderá ser efetuado até as 21h59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho. Estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do Ensino Médio em 2015, matriculados em escolas da rede pública, além das pessoas que se declararem carentes. A confirmação das inscrições estará disponível no endereço enem.inep.gov.br.

Uma das novidades do Enem 2015 é a de que nesta edição haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) e com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à Educação Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em 115 instituições públicas, incluindo a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.