Editoras universitárias do sul definem demandas para encontro anual da ABEU
Diretor da Editora UFFS e da ABEU Sul, Antonio Myskiw, detalha quais foram as sugestões apresentadas

Publicado em: 09 de abril de 2024 11h04min / Atualizado em: 09 de abril de 2024 11h04min

No período de 3 a 5 de abril os integrantes da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) na região sul do Brasil realizaram o Encontro ABEU Sul, no campus da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu (PR). Na oportunidade, foram debatidas as principais preocupações, dificuldades, desafios e conquistas das editoras universitárias do Sul e definidas quais demandas serão levadas para a 36ª reunião anual da ABEU, prevista para o mês de maio.

O diretor da Editora UFFS e da ABEU Sul, Antonio Marcos Myskiw, pontua que o resultado das discussões foram 11 demandas/sugestões. Entre elas está a proposta de discussão a respeito do trabalho das editoras junto a Scielo, os custos envolvidos e possíveis alternativas para reduzir os gastos com a indexação de obras. Foi levantada, ainda, a necessidade de ampliação do banco de pareceristas das editoras universitárias e a sugestão de que seja criado um banco único entre as editoras do Sul, como projeto-piloto.

Outra sugestão, segundo Myskiw, é a constituição de um grupo de trabalho na ABEU para o desenvolvimento de um manual de boas práticas editoriais, incluindo todas as etapas do processo editorial e mostrando as distintas abordagens das editoras. Foi proposta também a organização de uma obra contando a história da ABEU, para lançamento em 2027, quando a associação comemorará 40 anos. Sugeriu-se, ainda, que o livro tenha a participação de Leilah Santiago Bufrem, uma das fundadoras da ABEU, que ministrou conferência durante o encontro em Foz do Iguaçu.

Entre as propostas que a ABEU Sul levará para a reunião anual, segundo o diretor, está também a realização de um projeto-piloto, no Paraná, de participação coletiva das editoras universitárias em feiras do livro. A ideia é reduzir despesas com transporte de livros, criando uma logística para o recolhimento e a representação coletiva nas feiras do Sul, alternando entre as editoras do estado.

No encontro também foi sugerido pelos participantes um maior debate em torno dos direitos autoriais de imagem e texto produzidos por inteligência artificial. Além disso, serão encaminhadas propostas relativas aos formatos mais adequados para os livros digitais, a divulgação das editoras na mídia em geral, o fortalecimento do Programa Universitário para a Distribuição de Livros (PIDL) e sobre a orientação técnica necessária em relação a comercialização de livros.

Por fim, conforme Myskiw, a ABEU Sul irá sugerir a articulação da ABEU com outras entidades nacionais para fortalecer a luta contra o Decreto 9262/18, que incidiu sobre os pilares das editoras universitárias. Está sendo proposta a ida de uma comitiva a Brasília, além da promoção de debates, para aprofundar na sociedade os problemas do decreto, incluindo-o na pauta das greves da atualidade, tanto docente quanto de servidores técnicos.

Para o diretor da ABEU Sul, o encontro realizado em Foz do Iguaçu foi de grande importância. Ele destaca que a conferência ministrada por Leilah Bufrem, que trouxe o atual cenário das editoras universitárias no sul do Brasil, foi fundamental para os debates realizados posteriormente. “Junto ao evento ocorreram lançamentos de livros em diferentes locais e a feira do livro, organizada pela editora EdUnila. O próximo encontro está previsto para ocorrer em Chapecó, numa parceria entre a Editora UFFS e a Editora Argos, no mês de agosto de 2024", finaliza.

Reunião anual

A 36ª reunião anual da ABEU integrará o 6° Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, previsto para o período de 20 a 24 de maio na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro.