Curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura altera denominação
Curso é ofertado no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 06 de julho de 2017 00h07min / Atualizado em: 06 de julho de 2017 00h07min

Atendendo solicitação de parte do corpo docente da UFFS, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Instituição aprovou Resolução que altera o nome do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul. Conforme a determinação, o Curso passa a denominar-se Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura.

Conforme o coordenador do Curso, Valdemir Velani, “a importância desta mudança pode ser dimensionada em pelo menos dois fatores. Antes os alunos formados tinham alguns problemas para assumirem aulas, por não estar definida a área de formação. Agora com a nova denominação este problema deve acabar”. Outro fator, para Velani, “é que, a partir de agora, o aluno que escolhe o curso de Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias saberá quais áreas estarão envolvidas no seu processo de formação”.

O pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, segue a mesma linha de raciocínio e acrescenta que a denominação utilizada até agora não refletia o perfil de formação prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), pois “limitava a atuação dos egressos nas redes de ensino públicas e privadas e também no momento de disputar vagas em concursos públicos. Com a explicitação das áreas de atuação, a tendência é favorecer a situação dos estudantes formados”.

Braida informa ainda que o pedido de alteração da denominação do nome foi encaminhado para o MEC e está em fase de avaliação. “Tão logo a mudança esteja devidamente aprovada e registrada no sistema do MEC, e se for apreciada nos termos solicitados pela UFFS, a ideia é convocar os estudantes já formados para substituir o diploma por outro com a nova denominação”.

Confira o conteúdo da Resolução Nº 9/CONSUNI/UFFS/2017