Curso de Engenharia Ambiental da UFFS agora é Engenharia Ambiental e Sanitária

Publicado em: 08 de dezembro de 2016 11h12min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 10h01min

Com a publicação da Resolução Nº 18/2016, do Conselho Universitário, o curso de Engenharia Ambiental da UFFS passa a denominar-se Engenharia Ambiental e Sanitária.

De acordo com o coordenador do curso ofertado no Campus Cerro Largo, Bruno Wenzel, a nova nomenclatura reflete de forma mais precisa a formação que a UFFS oferta aos seus egressos. “A matriz curricular dos cursos já considera ambas as áreas da Engenharia – Sanitária e Ambiental –, e os projetos pedagógicos dos cursos foram elaborados de modo a dar formação que atenda ambos os campos de atuação profissional dos egressos. Até mesmo as comissões do MEC apontaram isto em seus relatórios de reconhecimento dos cursos”, comenta.

Wenzel explica que a alteração também possibilita uma ampliação no campo de atuação profissional dos formados. “Esta alteração possibilita que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) reconheça novas competências e atividades para os profissionais aqui formados. Atualmente são reconhecidas apenas as da Engenharia Ambiental. Esperamos que as da Engenharia Sanitária sejam incorporadas às carteiras profissionais, inclusive com efeito retroativo para quem colou grau nos anos anteriores. Acreditamos que esta mudança contribui também para atender às demandas da sociedade, que necessita de profissionais versáteis, com formação de qualidade e que tratem, além das questões ambientais, das urgentes necessidades de saneamento dos municípios".Atualmente a UFFS oferta o curso nos campi Chapecó-SC, Cerro Largo-RS e Erechim-RS.