CPA realiza lives para devolutivas dos resultados de autoavaliação
A série de lives aconteceu durante todo o mês de novembro

Publicado em: 25 de novembro de 2020 11h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2020 17h11min

A Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) realizou, durante todo o mês de novembro, uma série de lives de devolutivas dos resultados da Autoavaliação Institucional 2019. As transmissões foram realizadas pela plataforma Webex e pelo Facebook UFFS ao vivo. Nas reuniões, houve a participação da equipe diretiva da UFFS, dos coordenadores adjuntos da CPA nos campi e estudantes e egressos da Universidade, de todos os campi, foram ouvidos.

De acordo com a coordenadora da CPA, Ana Maria Olivo, esse foi o maior evento que ocorreu na UFFS este ano e uma das grandes novidades nos últimos anos em termos de autoavaliação. "Este ano foi um ano atribulado e a equipe diretiva da UFFS, ciente da importância da CPA e dos processos de autoavaliação institucional, tem dado atenção, tem se apropriado dos resultados para fazer melhorias na Instituição”, afirmou.

Autoavaliações

Na UFFS, as autoavaliações são coordenadas pela CPA, com as contribuições da Reitoria, pró-reitorias, Procuradoria Educacional Institucional, direções dos campi, coordenações acadêmicas, coordenações de cursos, núcleos docentes estruturantes e colegiados dos cursos. O trabalho coordenado pela CPA, por meio da divulgação dos resultados e das evidências de que melhorias são implantadas com base nas autovaliações, são quesitos avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As autoavaliações são realizadas por meio de pesquisas feitas com docentes, técnicos administrativos, discentes e comunidade externa. “Podem ser avaliados: a infraestrutura da Instituição como um todo, os atendimentos prestados pelos servidores, o desempenho dos docentes, os cursos, os componentes curriculares (CCRs), os serviços prestados pelos setores, entre outros. Pode-se avaliar tudo aquilo que traga informações para contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, atendimento às pessoas e processos”, explicou Ana Maria.

CPA

Desde 2011, a CPA é uma comissão autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na UFFS, exercida na forma da Lei n.º 10.861/2004 e  do Art. 7º §1º da Portaria n.º 2051/2004 do MEC.

O trabalho da CPA é independente, com representação de todos os segmentos. Qualquer servidor, estudante ou membro da comunidade pode ser convidado ou se colocar à disposição para participar.