Avaliadores do CNPq analisam editais de concessão de bolsas de Iniciação Científica
São analisadas consistência dos projetos e viabilidade do plano de trabalho dos bolsistas, entre outros fatores

Publicado em: 07 de julho de 2017 00h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2017 00h07min

Nos dias 5 e 6 de julho, a UFFS recebeu representantes do Comitê Externo de Avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para análise das etapas constantes em editais para oferta de bolsas de Iniciação Científica (Edital Nº 398/GR/UFFS/2017), de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Edital Nº 399/GR/UFFS/2017) e bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Edital Nº 523/GR/UFFS/2017).

A avaliação do processo de construção dos editais foi realizada pelos professores Marcelo Luis Mignoni, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim, Aleksandro Schafer da Silva, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Campus Chapecó, e Luciane Maria Schlindwein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Florianópolis. Na programação, reunião por videoconferência com os coordenadores adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação dos campi da UFFS e encontros com servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG).

Conforme Luciane Schlindwein, a atividade consiste, basicamente, em avaliar todo o processo com olhar externo, respeitando as especifidades da Instituição. “Entre os fatores levados em conta, estão o tipo de política utilizada para mobilizar os docentes para participação, a consistência dos projetos, a viabilidade do plano de trabalho dos bolsistas e o currículo dos professores proponentes. Este trabalho tem o objetivo primordial de dar um parecer sobre a sistematização das propostas”.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, acompanhou a visita dos professores e diz que a avaliação dos editais vem acontecendo desde 2011, como uma exigência do CNPq para disponibilização das cotas de bolsas. “As bolsas têm vigência de 12 meses e valor mensal de R$ 400,00. Os resultados dos projetos são apresentados durante a realização da Jornada de Iniciação Científica (JIC)”, informa Trevisol. Conforme o dirigente, “o levantamento de propostas de melhorias e eventuais ajustes é importante para consolidar os programas em andamento na UFFS”.