Apresentação

Competência

De forma a garantir a legalidade e a legitimidade dos atos e o alcance dos resultados quanto à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade da gestão, compete à Unidade de Auditoria Interna:

I – Realizar auditagem obedecendo ao Plano Anual de Auditoria Interna, que será previamente elaborado e aprovado nos termos da legislação vigente.

II – Elaborar relatórios prévios e finais de auditagens realizadas, assinalando eventuais falhas encontradas para fornecer subsídios necessários à tomada de decisão.

III – Propor instauração de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, quando da ocorrência de possíveis indícios e evidências de irregularidade.

IV – Sugerir propostas de aperfeiçoamento das normas e procedimentos de controles internos adotados com o objetivo de melhor avaliar o desempenho das unidades auditadas.

V – Apoiar a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União no exercício de sua missão institucional.

VI – Apresentar sugestões e colaborar na sistematização, padronização e simplificação de normas e procedimentos operacionais de interesse da Instituição.

VII – Propor mecanismos para o exercício do controle social sobre as ações de sua entidade, quando couber, bem como a adequação dos mecanismos de controle social em funcionamento no âmbito da organização.

VIII – Elaborar o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), bem como o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT), de acordo com a legislação vigente.