Apresentação

O Grupo de Pesquisa “Trânsitos Literários” propõe-se a desenvolver estudos sobre a literatura e demais manifestações culturais, considerando a sua circulação a partir das relações de forças que buscam conservar ou transformar a valorização de uma cadeia de elementos e categorias no meio cultural, e contrapondo posições hegemônicas e emergentes, clássicas e populares. Desta forma, prioriza-se o diálogo entre expressões literárias, teóricas, críticas, assim como gêneros, autores, relações intermidiáticas e movimentos artístico-culturais, sociais e históricos, que se atualizam a cada experiência de leitura e gestos de interpretação. As linhas de pesquisa propostas pretendem realizar análise de textos, comparações e traduções, bem como aprofundar estudos sobre práticas de leitura, mediação e circulação de textos.

Diretório de Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4778950693141141

Linhas de pesquisa

a) Práticas de leitura, mediação e circulação

Objetivo: Esta linha pretende analisar os processos de leitura, fruição, ensino e estudo das obras literárias, a história das práticas de ensino de literatura na escola, a necessidade da mediação entre livros e leitores, assim como as práticas desenvolvidas em variados espaços por diferentes atores como críticos, professores, contadores de histórias, jornalistas entre outros.

Palavras-chave: Práticas de Leitura, Mediação de Leitura, Circulação de bens culturais

b) Análise de textos, comparação e tradução

Objetivo: Esta linha pretende examinar obras literárias e demais manifestações culturais considerando as condições de produção, circulação e recepção dos sistemas de representação e as contribuições da Teoria Literária, da Literatura Comparada e da Tradução para desenvolver análises, comparações e traduções.

Palavras-chave: Análise literária, Literatura Comparada, Tradução de textos literários.