Projetos de pesquisa

Desenvolvimento profissional de professores e futuros professores (CNPq)

  • Descrição: o projeto tem como foco investigar o desenvolvimento profissional de professores da educação básica e superior, bem como futuros professores, evidenciando dimensões basilares (componentes) e aspectos intervenientes no crescimento pessoal e profissional docente. O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa e apoiado na perspectiva de desenvolvimento profissional de Thomas Guskey e Christopher Day, envolverá a análise de documentos oficiais relativos às políticas e ações de formação de professores da educação básica e docentes de cursos de licenciatura. Envolverá a aplicação de questionários, captação de narrativas e realização de entrevista a futuros professores, professores da educação básica e educação superior (formadores de futuros professores) da região de abrangência da UFFS, da UFPR e IFC. Prevê, ainda, o desenvolvimento de atividades formativas para investigação empírica com potencial para o desenvolvimento profissional de professores de diferentes níveis de atuação, tais como os estudos de aula e as comunidades de aprendizagem.

Conhecimento e desenvolvimento profissional de futuros professores e professores que ensinam matemática em estudos de aula

  • Descrição: a pesquisa dedica-se a investigar, na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa, os conhecimentos profissionais e o processo de desenvolvimento profissional de professores da educação básica, futuros professores e docentes da educação superior (formadores de futuros professores), examinando este processo no contexto dos estudos de aula e buscando compreender o modo como podem favorecer o desenvolvimento de conhecimentos profissionais, de novas aprendizagens profissionais e mudanças na prática. A investigação envolverá pesquisadores de três instituições federais de educação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O contexto da investigação empírica serão seis ciclos de estudos de aula, desenvolvidos com grupos de professores nos três estados da região Sul. O material empírico do estudo será constituído mediante a elaboração de notas de campo no decorrer das sessões de cada ciclo de estudo de aula, das transcrições das gravações de áudio e vídeo das sessões e das entrevistas realizadas com os participantes ao final de cada estudo de aula, assim como das produções textuais dos participantes no decorrer do processo de cada um dos seis ciclos de estudo de aula. A análise do material será realizada na perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, paradigma indiciário de Carlo Ginzburg e narrativas de Jean Clandinin.

Desenvolvimento Profissional de Professores

  • Descrição: o desenvolvimento profissional, concebido como fenômeno contínuo e dinâmico pelo qual o professor desenvolve-se pessoal e profissionalmente, transcendendo o nível individual para o coletivo, constitui-se em componente central das propostas para melhorar a educação. Esse processo envolve a formação inicial, as atividades profissionais cotidianas do professor, suas vivências pessoais, suas crenças e disposições, os elementos da cultura profissional, assim como os diversos dispositivos de formação vivenciados ao longo da carreira, promovendo o crescimento pessoal e profissional e fomentando mudanças na prática. Portanto, o desenvolvimento profissional circunscreve componentes basilares, tais como os conhecimentos, a cultura profissional, aprendizagens profissionais e mudanças na prática. Além disso, caracteriza dispositivos de formação com características particulares, como as comunidades de aprendizagem profissional e os estudos de aula (lesson study), os quais são influenciados pelas características dos contextos, condições de trabalho, estratégias de trabalho concretizadas, assim como pelas políticas de formação docente. Considerando esses aspectos, interessamo-nos em investigar o desenvolvimento profissional de professores, da educação básica à superior, buscando evidenciar os componentes que influenciam esse processo (conhecimentos, aprendizagens profissionais, cultura...), os dispositivos de formação que se caracterizam como processos de desenvolvimento profissional (estudos de aula, comunidades de aprendizagem, etc.), bem como os elementos intervenientes no crescimento do professor, tais como o contexto de atuação, as condições de trabalho e as políticas de formação docente. A pesquisa intenciona examinar o desenvolvimento profissional docente da área de educação e educação matemática. O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa e apoiado na perspectiva de desenvolvimento profissional de Thomas Guskey e Christopher Day, envolverá a análise de documentos oficiais relativos às políticas e ações de formação de futuros professores, professores da educação básica e docentes de cursos de licenciatura. Envolverá a aplicação de questionários e realização de entrevista a professores da educação básica e educação superior (formadores de futuros professores) da região de abrangência da UFFS, bem como futuros professores. Prevê, ainda, o desenvolvimento de atividades formativas para investigação empírica, centrada em estudos de aula e outras dinâmicas formativas com potencial para o desenvolvimento profissional de professores de diferentes níveis de atuação. O material empírico será constituído mediante a elaboração de notas de campo nas diversas etapas da pesquisa, das transcrições das gravações de áudio e vídeo das sessões de intervenção de formação docente e das entrevistas realizadas aos colaboradores do estudo. A pesquisa envolverá aprofundamento teórico sobre a temática mediante a realização de reuniões de estudo e seminários de socialização de resultados com a equipe de pesquisadores, bem como mestrandos dos programas de pós-graduação, atividades estas que ocorrerão distribuídas na vigência do projeto. Assim, buscaremos compreender as dimensões, processos, contextos, políticas e perspectivas que são relacionados ao desenvolvimento profissional de professores da educação básica, futuros professores e professores da educação superior.