Consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor, vice-reitor e diretores de campus da UFFS

 
A democracia somente subsiste com participação! As universidades são espaços de manifestação das pluralidades, das diferenças e das expectativas. Isso se materializa nas diversas relações cotidianas, como, nas salas de aula, na relação entre técnicos, professores, comunidade regional e discentes. No entanto, o processo de Consulta Prévia é um momento ímpar para o fortalecimento da democracia, pois amplia os espaços de debate acerca da política institucional e da gestão universitária.
 
Neste momento, em que a política nacional encontra-se em alto índice de oscilações, sem uma previsão visível dos cenários futuros, a discussão de propostas é um espaço fundamental para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos dos caminhos possíveis para trilharmos, rumo ao fortalecimento da democracia interna, com reflexos externos.
 
As comissões, geral e locais, têm como meta garantir que o processo de Consulta Prévia seja um espaço efetivamente democrático, no qual os candidatos tenham igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O Edital 01/2019, de Consulta Prévia, foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates previstos.
 
A expectativa é que os quatro segmentos que participam da Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária possam participar deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFFS mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade.
 
Diante disso, apresentamos à comunidade universitária o desafio de aproveitar este momento, como espaço democrático, para avaliar as propostas apresentadas pelos diversos candidatos, que confirmarem a disponibilidade de colocar o nome à disposição, para tornar esse exercício possível. Portanto, contamos com a participando de todos e todas.
 
Prof. Antônio Valmor de Campos
Presidente da Comissão da Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária
Chapecó, 14 de março de 2019