Vídeo apresenta resultados do projeto de eficiência energética implantado no Campus Realeza
Projeto promoveu a substituição de mais de 6 mil lâmpadas, além da instalação da terceira usina fotovoltaica da UFFS

Publicado em: 30 de agosto de 2023 14h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2023 17h08min

Desde que celebrou acordo de cooperação técnica com a Copel, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza vem adotando diferentes práticas para melhorar o uso das fontes de energia. O projeto de eficiência energética selecionado na Chamada Pública nº 002, de 2019, promoveu a substituição de mais de 6 mil lâmpadas, além da instalação da terceira usina fotovoltaica da UFFS. Os detalhes dessa experiência são apresentados no vídeo de divulgação elaborado pela Assessoria de Comunicação do Campus Realeza, com o apoio da Diretoria de Comunicação Social da UFFS.

A produção traz depoimentos da equipe responsável pela implantação do projeto, como do coordenador André Luiz Zabott, que apresenta detalhes sobre a usina fotovoltaica formada por 596 placas e com capacidade para abastecer cerca de 300 residências pelo período de um ano. Também é destacada a substituição de 6.129 lâmpadas por de tecnologia LED, que possuem baixo consumo de energia, são mais resistentes e têm vida útil muito superior comparada às antigas. Todas essas ações devem acarretar uma economia de até 60% no valor pago na conta de energia do Campus Realeza.

Outra integrante entrevistada é Edinéia Paula Sartori Schmitz, ex-coordenadora administrativa do Campus Realeza, que fala sobre o processo de elaboração do projeto, apontando dificuldades e superações para implantação, além de destacar a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco, que já desenvolveu a mesma ação.

No vídeo, o diretor do Campus Realeza, professor Marcos Antonio Beal, e o reitor da UFFS, professor Marcelo Recktenvald, defendem a adoção de ações que promovam a sustentabilidade, o desenvolvimento de novas pesquisas na área das energias renováveis e suas tecnologias. Outro aspecto evidenciado por ambos é o benefício econômico agregado ao projeto, já que a energia gerada pelo sistema solar é convertida em créditos e abatidos na conta de luz. A economia de recursos possibilita a aplicação em atividades-fim da Universidade, como projetos de ensino, de pesquisa, de extensão, além de políticas de assistência estudantil, com a previsão de concessão de bolsas e de auxílios. Desde o início da operação da usina fotovoltaica, o Campus Realeza conseguiu gerar até o momento aproximadamente 88,916 MWh de energia.

A abertura do vídeo conta com a participação dos estudantes Noan da Cruz e Shirley Carolina Santos Costa, ambos do curso de Nutrição, e João Vitor Pchirmer, do curso de Medicina Veterinária.

Equipe Projeto de Eficiência de Energia – Campus Realeza

André Luiz Zabott - técnico de laboratório / informática

Catiane Maria Dalcortivo - técnico em contabilidade

Edinéia Paula Sartori Schmitz - técnica de laboratório / química e ex-coordenadora administrativa do Campus Realeza

Edson Antonio Santolin - técnico de laboratório / eletroeletrônica

Fabrício Balestrin - engenheiro civil

Hudison Lock Haskel - técnico de laboratório / física

Rony Ristow - técnico de eletrotécnica

Samuel Aires Lourenço - técnico de laboratório / mecânica.

Noan da Cruz - estudante de Nutrição

Shirley Carolina Santos Costa - estudante de Nutrição