UFFS participa da 7ª FIciencias, em Foz do Iguaçu
Parte dos 150 trabalhos expostos na feira foram avaliados por um grupo de seis professores da UFFS dos campi Realeza, Chapecó e Laranjeiras do Sul.

Publicado em: 09 de novembro de 2018 09h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2018 08h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi uma das instituições colaboradoras durante a 7ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 6 a 9 de novembro. Professores da  UFFS contribuíram com a organização e o planejamento do evento, além de avaliar parte dos trabalhos finalistas em exposição. A feira é um espaço para estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil, Paraguai e Argentina apresentarem ideias criativas e inovadoras com o intuito de contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.

Parte dos 150 trabalhos expostos na FIciencias foram avaliados por um grupo de seis professores da UFFS dos campi Realeza, Chapecó e Laranjeiras do Sul. Eles estiveram no evento e conferiram de perto algumas criações que apresentam soluções tecnológicas e sustentáveis para problemas do cotidiano, como uma bandeja biodegradável, lixeira inteligente, drone que avalia a qualidade do ar, pulseira de rastreamento, entre outros. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Realeza também participaram do evento.

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFFS - Campus Realeza também participaram do evento (UFFS/Divulgação)

Uma das oficinas do evento foi ministrada pelo professor Emerson Martins e buscou incentivar o trabalho de jovens pesquisadores e professores nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Antropológicas. A oficina apresentou fundamentos e alguns dos principais métodos de investigação científica social, como Etnografia, Estudo de Caso, História oral, História de Vida, Grupo Focal, Cartografia, entre outros.

Integrando o Comitê Gestor da Feira estavam os professores Elsio Corá (Chapecó) e Ana Carolina Teixeira Pinto (Realeza). A avaliação dos trabalhos foi feita pelos professores do Campus Realeza: Claudia Almeida Fioresi, Emerson Martins, Gisele Louro Peres; do Campus Laranjeiras do Sul: Martinho Machado Junior.

Além da parceria com a UFFS, a FIciencias também é realizada em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.