Programa Nutrisan, da UFFS – Campus Realeza, atende mais de 2 mil pessoas em 2012

Publicado em: 13 de março de 2013 14h03min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 10h04min

Promover a saúde e o bem estar da população. Esses são os objetivos do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), desenvolvido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. No primeiro ano de existência, 2.165 pessoas, desde crianças até idosos, receberam algum tipo de atendimento pelo programa. Para 2013, a meta é levar ainda mais qualidade de vida a 10,5 mil pessoas.

A coordenadora do programa, Amélia Dreyer Machado, comemora o resultado das iniciativas dos quatro projetos vinculados ao Nutrisan. “A comunidade externa alcança melhorias da condição de vida, por meio de ações de promoção da saúde, que focam a questão nutricional, o que não acontece com frequência na região. Por outro lado, a comunidade acadêmica também aproveita a oportunidade de ter um contato mais próximo com a comunidade, o que prepara os acadêmicos para a vida profissional. Atualmente, contamos com 12 estudantes bolsistas e 24 voluntários”, enfatiza.

No ano de 2012, os atendimentos foram concentrados em três municípios: Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema. Este número também será ampliado, já que o Programa Nutrisan chegará as cidades de Ampére, Bela Vista da Caroba, Planalto, Pranchita e Pérola d'Oeste, além das já atendidas. “Isso será possível, pois o Nutrisan é uma das iniciativas da UFFS contempladas com recursos do Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação. O financiamento é de R$ 100.536,95”, detalha Amélia.

Conheça os objetivos e os resultados dos projetos vinculados ao Programa Nutrisan

Projeto Ações educativas em alimentação e nutrição

O objetivo é contribuir com as ações de educação em saúde realizadas com grupos populacionais específicos, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos, a fim de promover atitudes reflexivas em relação à alimentação, educação em saúde e nutrição de pessoas inseridas nos grupos. A coordenação do projeto é da professora Rozane Toso Bleil, com a colaboração das professoras Amélia Dreyer Machado e Eloá Angélica Koehnlein.

Entre as atividades desenvolvidas estão a Semana da Saúde, com o tema alimentos funcionais, o Mural da Nutrição na UFFS e oficinas culinárias, totalizando 875 pessoas atendidas no ano de 2012.

Projeto Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde

Ao longo de 2012, mais de mil pessoas foram beneficiadas com essa iniciativa. O objetivo do projeto é promover a formação de profissionais de saúde com qualificação técnica e científica superior, como também a atuação profissional calcada no espírito crítico, consciência cidadã e humanista, com desenvolvimento de um saber gerado a partir da realidade de saúde da população, buscando encontrar soluções para os problemas identificados, tendo por base a integralidade da assistência, além de propiciar aos acadêmicos a vivência de um trabalho interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde.

As atividades realizadas foram: Mutirão da Saúde para o Público do HiperDia; Participação na distribuição mensal de medicamentos para os hipertensos e diabéticos, com orientações nutricionais ao público; Atividades conjuntas em escolas com a Técnica de Saúde Bucal; Tomada de medidas antropométricas do público do Programa Bolsa Família e Leite das Crianças.

A coordenação do trabalho é da professora Amélia Dreyer Machado, com a colaboração das professoras Rozane Toso Bleil, Rozane Márcia Triches, Eloá Angélica Koehnlein, Dalila Motter Benvegnu.

Projeto de Boas práticas de manipulação/ fabricação e rotulagem nutricional de produtos alimentícios

Coordenado pela professora Camila Elizandra Rossi, tendo a colaboração dos professores Alexandre Carvalho de Moura, Cassiani Gotâma Tasca e Jucieli Weber, o projeto busca habilitar trabalhadores dos ramos de manipulação e produção de alimentos envolvidos, principalmente, com a alimentação escolar e com a alimentação hospitalar, à adoção de práticas de higiene que promovam segurança alimentar e previnam a disseminação de doenças transmitidas por alimentos, bem como elaborar a rotulagem nutricional de produtos da agricultura familiar e fornecidos à alimentação escolar.

Cursos de caráter teórico-prático, com duração de 6 a 8 horas, foram ministrados nos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema, atendendo 150 pessoas.

Projeto de Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais de Realeza

A intenção é formar professores do ensino fundamental da rede municipal de Realeza, com relação à alimentação e nutrição. Assim, eles estarão mais preparados para desenvolver este conteúdo nas disciplinas que ministram. No primeiro curso de formação de professores em alimentação e nutrição participaram 110 pessoas.

A coordenação do projeto é da professora Cassiani Gotâma Tasca, que conta com a colaboração dos professores Camila Rossi, Emerson Martins e Rozane Toso Bleil.