Campus Realeza promove palestras dedicadas à prevenção e conscientização contra o suicídio
Atividades são organizadas pelo DAMVET, programa de produção cultural Joaninha ou o que é e Coordenação Adjunta de Cultura.

Publicado em: 14 de setembro de 2021 15h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2021 18h09min

O mês de setembro é nacionalmente reconhecido como o mês de prevenção ao suicídio, por meio da Campanha Setembro Amarelo. E, para trazer reflexões sobre essa temática, o Campus Realeza contará com diferentes palestras que buscam promover o diálogo e a importância da saúde mental. As atividades são abertas ao público em geral.

Arte e saúde mental

No dia 28 de setembro, às 19 horas, haverá a palestra “Contribuição da arte e cultura para a promoção da saúde mental e emocional”. O evento on-line é promovido pelo programa de produção cultural Joaninha ou o que é, com apoio da Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Realeza.

As inscrições para participar estão disponíveis no site: https://www.even3.com.br/joaninhacultural2021/. A transmissão ocorrerá pelo Canal PRACTICE UFFS LIVES, no YouTube.

As palestrantes serão: a psicanalista Jessica Caiado e a professora Gabriela da Silva, uma das fundadoras do Núcleo de Pesquisas e Estudos de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NeTrans/Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação será feita pelo estudante de medicina veterinária Cassio Matos.

DAMVET e Setembro Amarelo

O Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária (DAMVET) também preparou palestras em alusão ao Setembro Amarelo. A próxima será nesta quarta-feira (15), às 19 horas, com a temática “Ansiedade: da normalidade ao transtorno”. A transmissão será pela plataforma Cisco Webex, no link: https://bit.ly/3ErONkr. Os palestrantes serão os psicólogos Daniela Skowronski e Júlio César de Lima.

No dia 22 de setembro, a psicóloga Valeria Sanzovo abordará o tema “Manejo da crise em saúde mental” e, no dia 29, o professor Frederico Vieira trará a palestra “Sua vida importa: diálogo sobre a resiliência na UFFS”. Os links para acessar as palestras serão disponibilizados pelas redes sociais do DAMVET.