Grupo de Horticultura inicia pesquisas com novas cultivares de morangueiro
Experimentos são realizados no Campus Laranjeiras do Sul.

Publicado em: 15 de setembro de 2022 11h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2022 11h09min

O Grupo de Estudos em Horticultura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao cultivo e pós-colheita de frutas, flores e hortaliças. Desde 2016, a equipe desenvolve pesquisas com cultivares de morangueiro em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ao longo deste período, foram desenvolvidas pesquisas com cultivares de morangueiro originárias da Itália e mudas oriundas do Programa de Melhoramento da Cultura do Morangueiro, da UDESC. Os experimentos possuem enfoque no sistema orgânico de produção e as linhas de pesquisa estão relacionadas com adaptabilidade de cultivares, manejo, proteção fitossanitária e pós-colheita das frutas.

Conforme relata a professora coordenadora do Grupo de Horticultura, Cláudia Lima, “grande parte das cultivares de morangueiro utilizadas no Brasil são oriundas de outros países e é muito importante realizar pesquisas com cultivares desenvolvidas aqui no Brasil”.

A UDESC possui um programa de melhoramento da cultura do morangueiro e a UFFS é parceira da instituição para testar esses materiais. No mês de agosto, o Grupo de Horticultura recebeu novas cultivares de morangueiro com o intuito de realizar os testes de adaptabilidade e produtividade nas condições edafoclimáticas de Laranjeiras do Sul, e em sistema orgânico de produção.

Foram recebidas plantas de seis cultivares distintas, sendo duas cultivares de “dias curtos” e o restante de “dias neutros”. Cláudia explica: “os materiais de dias curtos e dias neutros se referem à resposta da planta em relação ao fotoperíodo, que é a variável climática que identifica o período de luminosidade solar. As de dias curtos irão ter florescimento e frutificação intensificado quando os dias são menores, já as plantas de dias neutros não dependem do comprimento do dia”. Cláudia acrescenta: é importante salientar que, no caso do morangueiro, quando as temperaturas se aproximam dos 28°C inicia-se o processo de paralisação da indução ao florescimento e frutificação.

Os experimentos com morangueiro estão implantados nas áreas experimentais do Campus Laranjeiras do Sul. Os produtores e demais interessados em visitar a UFFS, verificar como as pesquisas são desenvolvidas e esclarecer dúvidas, podem agendar visita via e-mail eventos.ls@uffs.edu.br ou no WhatsApp (42) 3635-0086.

Galeria de Imagens: