Encontro com Secretarias Municipais de Educação da Região Cantuquiriguaçu é realizado no Campus Laranjeiras do Sul
A reunião tem a participação da Direção do Campus, integrantes do Programa Educação em Movimento, Coordenação do Programa Escola da Terra e Coordenação da Câmera Setorial de Educação do Território da Cantuquiriguaçu (CONDETEC).

Publicado em: 26 de janeiro de 2017 01h01min / Atualizado em: 02 de fevereiro de 2017 11h02min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebe, durante esta quinta-feira (26), representantes das Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu para discutir demandas educacionais dos municípios para os próximos anos.

O encontro, promovido pela UFFS em parceria com a Câmera Setorial de Educação do Território da Cantuquiriguaçu (CONDETEC), objetiva também debater sobre a construção de possíveis parcerias relacionadas à formação continuada de professores e produção de materiais didático/pedagógicos, dentre outras atividades.

A coordenadora Acadêmica da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e diretora do Campus em exercício, Katia Seganfredo, salienta que “um encontro como este atinge vários objetivos, primeiramente possibilita que as pessoas conheçam o Campus e a UFFS. Além disso, permite que possamos mostrar o que é a UFFS, que vai muito além do ensino da Graduação, com oportunidades de Pesquisa, Extensão e ações que permitem desenvolver a região em vários aspectos, dentre eles a formação continuada. E esse é o papel da Universidade, através de projetos de educação fomentar o desenvolvimento regional”.

Para a coordenadora, “o encontro busca mapear demandas que os municípios têm no âmbito da educação e fazer um levantamento de propostas que a UFFS pode apresentar em parceria com os municípios, além de formas de cooperação que os municípios também podem promover entre si, não só no aspecto da formação de professores, mas também na elaboração de material didático, entre outras. A ideia é que já neste primeiro encontro possamos definir propostas de formação e um cronograma para a formação continuada em toda região.”

No período da manhã foram apresentados os vários projetos que a UFFS possui e que fomenta, entre eles o edital de Cooperação Técnica entre a UFFS e municípios nas regiões de abramgência dos campi (Edital nº 973/UFFS/2016). Posteriormente, os participantes formaram grupos de trabalho para discussão e apresentação de demandas coletivas, e os apontamentos levantados.

Na programação da tarde está previsto a apresentação e discussão do “Projeto de Formação de Educadores Escola da Terra”, o qual é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), UFFS, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Litoral.