Campus Laranjeiras do Sul sedia I Encontro de Grupos de Mulheres do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu

Publicado em: 25 de outubro de 2016 10h10min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 07h01min

Na quinta-feira (27), a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, por meio do Programa de Extensão “Apoio e promoção da educação, formação e organização da comunidade regional para o fortalecimento da cidadania – (Edufor-Cantu)” e do "Grupo de Estudos em Teoria Econômica e Heterodoxa – (GETECH)”, promove o I Encontro de Articulação dos Grupos de Mulheres do Território da Cantuquiriguaçu. O Encontro conta ainda com a parceria do Comitê Territorial de Mulheres e do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu – (CONDETEC).

O evento, que acontece no Auditório do Bloco A do Campus, das 8h30 às 16h30, busca promover o debate e a formação sobre o papel e a importância da organização das mulheres na Agricultura Familiar e no contexto do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu. O encontro é voltado para o Comitê Territorial de Mulheres e para a comunidade acadêmica.

Conforme explica a coordenadora do Programa Edufor-Cantu, Luciana Henrique Da Silva, “o evento se propõe a discutir a importância do feminismo para a emancipação social, analisando suas potencialidades e seus limites. O objetivo é analisar os avanços das lutas feministas e a conjuntura atual, na qual várias conquistas se encontram ameaçadas. Um dos temas em destaque será a violência contra a mulher”. Luciana relata ainda que “se pretende, por meio da atividade, fortalecer a articulação entre os grupos de mulheres do Território Cantuquiriguaçu, possibilitando o seu reconhecimento como protagonistas no desenvolvimento regional”.

Durante o encontro serão realizadas palestras, cuja finalidade é motivar as discussões.

Relação das palestras:

“Dilemas da esquerda feminista: entre o consenso e a intransigência”.

Ministrantes: Ana Elisa Corrêa (doutoranda da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Suellen Abreu (Programa de Serviço Social e Políticas Sociais da UNIFESP).

“Feminismo(s) como política de transformação social”.

Ministrante: Siomara Aparecida Marques (UFFS).

“História das mulheres e do feminismo – a questão da violência contra a mulher”.

Ministrante: Rosemeri Moreira (Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro).

Outras informações podem ser solicitadas através dos contatos: condetec2003@gmail.com eluciana.silva@uffs.edu.br.