Campus Laranjeiras do Sul: peça “Dom Casmurro” é apresentada em encerramento de curso de teatro
O curso de teatro “Corpo e Stanislavski” foi desenvolvido por meio de parceria com o professor Márcio Martins

Publicado em: 23 de janeiro de 2017 03h01min / Atualizado em: 13 de fevereiro de 2017 12h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, entre os dias 10 e 20 de janeiro, o curso de teatro “Corpo e Stanislavski”, o qual foi desenvolvido por meio de parceria com o professor Márcio Martins. Na sexta-feira (20), a partir das 14h, aconteceu o encerramento do curso com a apresentação da Peça “Dom Casmurro”, baseada no livro de Machado de Assis, entrega de certificados e exibição de monólogos.

Ofertado gratuitamente para estudantes, servidores e comunidade regional, o curso teve carga horária de 20 horas e, durante sua realização, possibilitou aos participantes conhecer e apreender um pouco mais sobre o método Stanislavski, como trabalhar a plasticidade do movimento, adequação e projeção da comunicação e expressão corporal para diferentes atividades e instâncias de vida dos participantes. As atividades exploraram temas como criação, criatividade, imaginação e também para a formação humana.

Além disso, o curso abordou a perspectiva do uso do teatro pedagógico na escola e visou trabalhar técnicas de preparação do ator e do homem mediante a perspectiva de Constantin Stanislavski, promovendo um espaço de encontro e fomento de cultura para a comunidade acadêmica e regional.

As aulas foram realizadas no Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul nos dias 10, 12, 16, 18 de janeiro, com participação de 14 pessoas e ministradas pelo oficineiro Márcio Martins, professor, músico, instrutor de artes marciais e diretor teatral.

Atores, vestidos de palhaços, visitam hospital

Na tarde de quinta-feira (19) os cursistas, caracterizados de palhaços, participaram de uma ação realizada no Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, a qual objetivou levar alegria aos pacientes internados na entidade, para os profissionais da instituição e para os acompanhantes e visitantes dos pacientes.

Conforme explica Martins, “este tipo de visita é um “plus” no trabalho do teatro. Já realizo esse trabalho em hospitais no Mato Grosso eu tive a oportunidade de compartilhar com alguns dos alunos do curso de teatro da UFFS, para que eles pudessem também experimentar o palhaço que não fala, o “palhaço mimo”, que consiste em trabalhar com algumas palavras. Entretanto, a linguagem principal do palhaço é a relação recíproca do olhar, do carinho, do afeto, do abraço”.

Método “Corpo e Stanislavski”

Trata-se de um método do teatro moderno que consiste numa série de procedimentos de interpretação do ator e da atriz, desenvolvido pelo teatrólogo, diretor e ator russo Constantin Stanislavski, no final do século XIX e começo do XX.