Semana Acadêmica de Geografia inicia com participação de movimentos sociais em Erechim

Publicado em: 21 de outubro de 2014 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Iniciou, na noite desta segunda-feira (20), a III Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e o I Encontro Regional para Estudos Geográficos. A primeira atividade do evento, que terá programação até sábado (25), reuniu representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e indígenas. Aconteceram apresentações culturais, com o grupo de canto Arandu Mirim e posteriormente um debate.

A mesa-redonda foi mediada pelo professor da UFFS – Campus Erechim, Márcio Freitas Eduardo, com a participação do representante do MAB, Ricardo Montagner, e do cacique do acampamento indígena de Mato Preto, Joel Pereira. O tema do debate foi “A geograficidade do social no contexto das lutas dos movimentos socioterritoriais no Alto Uruguai”.

Participam da Semana Acadêmica estudantes e professores de Geografia e áreas afins, da UFFS e de outras instituições de ensino superior. Várias atividades compõem a programação do evento, que conta com oficina, minicursos, debates e Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs). A apresentação dos trabalhos (nos EDPs) ocorrerá em cinco eixos temáticos: A Geografia e a Educação; Mobilidade e Espaço Urbano; Geografia e Questão Ambiental; Lutas Sociais e a Questão Agrária; Geografia Cultural e Epistemologia.

A Semana Acadêmica é organizada pelos estudantes do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, com apoio docente e institucional. Conforme os organizadores, a temática central desta edição do evento, que é “Os diversos discursos Geográficos no contexto da Fronteira Sul”, está diretamente ligada à atualidade dos questionamentos e discussões com que os estudantes do curso se deparam no cotidiano. Por isso, as atividades abordam como se estabelecem as distintas dinâmicas geográficas na escala regional.