Professor do Campus Erechim participa da criação de Grupo de Pesquisa internacional

Publicado em: 15 de outubro de 2014 13h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Gustavo Giora, é o representante brasileiro na fundação do Grupo de Pesquisa “Governo e Política Subnacional na América Latina (Gopsal)”. O grupo foi criado durante o V Congresso da Associação Uruguaia de Ciência Política (Aucip), realizada entre os dias 7 e 10 de outubro, em Montevidéu/Uruguai.

Conforme Giora, o objetivo da articulação é reunir pesquisadores que estudam questões relativas a governos e políticas de seus países, de modo a dar mais visibilidade para as pesquisas. Além disso, pretende-se estabelecer um sistema de intercâmbio entre as instituições de ensino superior envolvidas.

O Gopsal foi criado com representantes do Uruguai, Argentina, Chile, México e Estados Unidos. Por enquanto Giora é o único representante brasileiro no grupo, porém, com a divulgação das ações novos pesquisadores podem se integrar. O grupo está vinculado à Associação Latino Americana de Ciência Política (Alacip).

Para o professor da UFFS – Campus Erechim, a participação da Universidade nesse tipo de articulação internacional é fundamental. Ele afirma que, tendo em vista a proposta da UFFS, é absolutamente necessário, ao menos, uma integração com as instituições dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). “Se conseguirmos ir além disso, ótimo, mas a integração com as universidades dos países do Mercosul é fundamental”, pondera.

V Aucip

Gustavo Giora participou do V Aucip como palestrante. Ele abordou o tema “A Efetividade e a (I)Racionalidade dos Partidos Políticos no Brasil”. O Congresso contou com a participação de professores e conferencistas de toda América Latina, Estados Unidos, Espanha e Portugal.