Pesquisas na área da climatologia são desenvolvidas no Campus Erechim

Publicado em: 18 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2017 09h01min

Análises pluviométricas e de fenômenos climáticos foram o tema de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes Leonardo Chechi, Darline Balen, e pelo professor da UFFS – Campus Erechim, Fábio Sanches. Eles tiveram trabalhos apresentados em eventos realizados nos últimos dias. Os resultados dos projetos de Iniciação Científica dos dois estudantes foram realizados durante este ano e estão em fase final de formatação.

A pesquisa realizada pelo estudante do curso de Agronomia, Leonardo Chechi, denominada “Análise da participação do fenômeno Enos (El Niño Oscilação Sul) no comportamento climático em Erechim (RS) no período de 1960-2011”, concluiu que o Índice de Anomalia de Chuvas (IAC) demonstrou ser uma importante ferramenta para avaliar a participação do fenômeno Enos. Os resultados também demonstraram que o fenômeno El Niño (fase chuvosa) teve participação mais significativa que o fenômeno La Niña (fase seca) na região do Alto Uruguai gaúcho no período estudado.

Já a pesquisa da estudante de Engenharia Ambiental, Darline Balen, denominada “Análise da variabilidade da precipitação pluvial em Erechim (RS) e sua relação com as possíveis mudanças climáticas”, analisou a quantidade de dias de chuva (chuvas diárias maiores que um milímetro) ocorridas entre 1957 e 2012. Os resultados demonstraram que a quantidade de dias de chuva aumentaram significativamente, podendo ser considerados como evidências de mudanças climáticas no período, segundo testes estatísticos. Contraditoriamente, os eventos de intensa pluviosidade (chuvas diárias maiores que 100 milímetros) diminuíram significativamente no período, de acordo com os mesmos testes estatísticos.

Apresentações em eventos

Entre os dias 9 e 13 de setembro, o professor Fábio Sanches participou da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas (Conclima), onde apresentou o trabalho "Previsão de chuvas trimestrais para os areais gaúchos utilizando simulações climáticas oriundas do Modelo HadCM3/Eta/CPTEC para o cenário SRES A1B", baseado em seus estudos do doutorado, o qual está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ele também apresentou os trabalhos de Iniciação Científica (IC) dos alunos Leonardo Chechi e Darline Balen. Nesta semana (15 a 19 de setembro), a estudante Darline participa do V Simpósio Internacional de Climatologia (SIC), onde apresenta seu trabalho de Iniciação Científica. As pesquisas, de autoria de Fabio Sanches e do Leonardo Chechi, também foram publicadas nos anais do evento.