NAP promove mais uma atividade de Formação Docente no Campus Erechim

Publicado em: 31 de outubro de 2014 12h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Erechim promove, na próxima sexta-feira (7), a palestra “Universidade e estudantes indígenas: desafios da permanência”, com o professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Clovis Antonio Brighenti.

A atividade faz parte da programação da Formação Docente do ano de 2014, que busca contemplar as demandas de formação elencadas pelos colegiados de curso. Segundo a pedagoga do NAP Erechim, Marta Luiza Sfredo, a “palestra foi uma sugestão apresentada pelo curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e objetiva subsidiar o trabalho docente em relação às questões que envolvem a educação indígena, abordando também os desafios da permanência destes estudantes na Instituição”.

O evento será realizado no Auditório da UFFS – Campus Erechim, a partir das 14h, e é aberto a toda a comunidade acadêmica. As inscrições serão feitas no local, e as participações serão certificadas. Mais informações podem ser obtidas enviando e-mail para nap.er@uffs.edu.br.

O palestrante

Clovis Antonio Brighenti é professor de História das Sociedades Indígenas e da América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é colaborador do Conselho Indigenista Missionário, assessora e desenvolve pesquisas junto às comunidades indígenas Guarani no litoral do estado de Santa Catarina, Xokleng no Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte de SC e Kaingang no oeste Catarinense, além de ser assessor da Nhemonguetá – articulação Guarani no litoral de SC e do Conselho Continental do Povo Guarani (CCNAGUA). Brighenti é, ainda, autor do livro Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional, professor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC, e conselheiro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do MEC.