Grupo de Estudos “Leituras de Teoria e História da Historiografia” inicia atividades em Erechim

Publicado em: 14 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

Interessados nas áreas da Teoria da História e da Historiografia terão mais um espaço de estudo, pesquisa e diálogo. Terá seu primeiro encontro no dia 19 de maio o Grupo de Estudos “Leituras de Teoria e História da Historiografia” na UFFS – Campus Erechim. Conforme um dos estudantes que integra o Grupo, Vicente da Silveira Detoni, a iniciativa é aberta a todos os interessados, com ênfase para estudantes da área das Ciências Humanas, especialmente do curso de História.

Segundo Detoni, o Grupo de Estudos busca ser um espaço de encontro de estudantes interessados em refletir sobre o conhecimento histórico. “A cada semestre será planejado um módulo, com um programa de leituras, nas áreas de teoria e metodologia da História e História da Historiografia, que conformem uma certa unidade e correspondam a objetivos determinados”, explica.

A proposta do grupo para o primeiro semestre letivo de 2015 é a leitura integral do livro “Regimes de Historicidade: presentismo e experiência do tempo”, de François Hartog. Os encontros serão mensais, nas terças-feiras da terceira semana do mês, das 16h às 18h, na sala 5 do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Informações sobre o acesso ao material de leitura devem ser solicitadas pelo e-mail do grupo:geteoriadahistoriauffs@gmail.com.

“Cabe destacar que essa iniciativa faz parte de um projeto maior, que visa construir no curso de História um núcleo de pesquisa e debates sobre teoria e metodologia da História e a História da Historiografia. Junto com outras ações, como pesquisas de iniciação científica e monitoria, o Grupo de Estudos seria como uma das frentes desse núcleo”, explica Detoni.