Erechim: Conselho de Campus aprova carta político-pedagógica sobre diversidade

Publicado em: 22 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min

Em sua 11ª sessão ordinária do ano de 2015, realizada na última terça-feira (15), o Conselho de Campus de Erechim aprovou Carta Político-Pedagógica que tem por objetivo explicitar o posicionamento do Conselho sobre a diversidade, o respeito e combate a todas as formas de discriminação e desigualdade.

A motivação para a produção do documento, segundo os representantes discentes no Conselho, os quais indicaram a matéria para que fosse apreciada, está relacionada à ocorrência de casos de desrespeito à diversidade e liberdade individual entre os acadêmicos do Campus.

De acordo com o diretor do Campus Erechim e presidente do Conselho de Campus, Anderson André Genro Alves Ribeiro, “o Conselho é uma instância administrativa, não tendo competência para julgar, porém é também uma instância de manifestação política da Instituição. Por isso a carta tem um duplo caráter: é política, pois se posiciona sobre o cenário nacional e local de posicionamentos extremos de intolerância e desrespeito, e é pedagógica, pois chama para a reflexão, para a ponderação e o diálogo, orientando a comunidade acadêmica e regional para a prática cotidiana de princípios de respeito e acolhida do outro”.