Empresa júnior realiza oficinas de educação ambiental em escolas de Erechim
Ações têm como tema resíduos sólidos, sendo abordadas questões sobre o gerenciamento, o tratamento e a disposição dos resíduos gerados dentro das escolas participantes

Publicado em: 10 de julho de 2017 08h07min / Atualizado em: 10 de julho de 2017 14h07min

A EngTech, empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Erechim, iniciou, no dia 27 de junho, as atividades do projeto de Educação Ambiental vinculado ao programa de Extensão “A inserção da empresa júnior de Engenharia Ambiental no atendimento às demandas da comunidade regional”. A primeira ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, com duas turmas de alunos do 5° ano.

Neste ano, as ações têm como tema resíduos sólidos, sendo abordadas questões sobre o gerenciamento, o tratamento e a disposição dos resíduos gerados dentro das escolas participantes do projeto, bem como nas casas dos alunos. A ideia é buscar a conscientização e sensibilização das crianças que estudam em instituições de Erechim.

A atividade na escola foi dividida em dois momentos. Primeiro, a equipe da EngTech fez uma breve apresentação sobre conceitos relacionados aos resíduos sólidos, propondo aos alunos o uso deste termo ao contrário de “lixo”. Explicações e figuras auxiliaram na exemplificação das diferenças entre os conceitos.

Após essa sensibilização, as crianças tiveram a oportunidade de aprender e brincar com um jogo de tabuleiro gigante, chamado de “Trilha no Rio Tigre”. Produzido pela Instituto Eloverde, de Erechim, o jogo trata de assuntos como destinação correta de resíduos, mata ciliar, florestas de araucária e tratamento de efluentes – todos direcionados à preservação do rio.

A próxima atividade terá como tema reciclagem, quando a equipe da empresa júnior produzirá com os estudantes papel reciclado.