Curso de Agronomia do Campus Erechim seleciona candidatos de assentamentos

Publicado em: 14 de maio de 2015 13h05min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 10h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim abre, no período de 15 a 18 de maio, as inscrições de interessados em se candidatar a uma vaga no curso de Agronomia oferecido pela Instituição junto ao Instituto Educar, de Pontão/RS. O curso conta com financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), via edital do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

As 60 vagas oferecidas têm um sistema de ingresso especial e são destinadas a jovens e adultos beneficiários de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa de Crédito Fundiário (PNFC); professores e educadores que exerçam atividades educacionais às famílias beneficiárias.

A inscrição deverá ser feita na sede do assentamento Filhos de Sepé, Rua Progresso, Setor A, em Viamão/RS, pessoalmente ou por procuração contendo firma reconhecida em cartório. É importante observar a documentação necessária, a qual está especificada no Edital 412/UFFS/2015. Mais informações também podem ser obtidas no Instituto Educar, pelo telefone (54) 9973 3104.

O processo seletivo será constituído de uma prova de múltipla escolha e de uma de redação.

Como funciona

A graduação em Agronomia – Bacharelado (Pronera) é ofertada na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância, ou seja, os tempos educativos ocorrem alternadamente entre o tempo-escola (em sistema de internato) e o tempo-comunidade (que os estudantes passam em suas comunidades, desenvolvendo atividades relacionadas ao curso).

A parceria entre a UFFS – Campus Erechim, Instituto Educar e Incra resultou no primeiro curso de Agronomia oferecido por meio do Pronera no Brasil, sendo que as vagas que compõem o atual processo seletivo constituem a segunda turma. Conforme o coordenador do curso, professor da UFFS – Campus Erechim, Matheus Fernando Mohr, atualmente 51 estudantes estão na graduação, oriundos de 10 estados.

Ele explica que a primeira turma se encontra na quarta fase e que os componentes curriculares ministrados têm a participação de docentes da UFFS e de diferentes instituições, “de modo a garantir a parceria estabelecida no convênio”. Mohr destaca que uma das características do curso é sua forte interação com as comunidades do entorno e de onde os estudantes são oriundos, no sentido de constituir/mediar transformações substanciais, principalmente quanto aos processos produtivos relacionados à agroecologia. “Essa possibilidade acontece, principalmente, a partir das discussões que envolvem o componente curricular Diagnóstico de Sistemas Agrários, presente nas 10 etapas do curso, que procura articular a produção agrícola às questões econômicas, sociais, políticas e ambientais presentes na vida em sociedade”, argumenta.

Além da graduação em Agronomia, a UFFS – Campus Erechim também desenvolve o curso de História pelo Pronera/Incra, em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), em Veranópolis/RS.