Conselho de Campus de Erechim debate critérios de segurança para retorno das atividades letivas

Publicado em: 11 de março de 2015 13h03min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 09h01min

O Conselho de Campus da UFFS Erechim se reuniu na tarde da última terça-feira (10), em Sessão Extraordinária, para debater os critérios que devem ser adotados para a tomada de decisão sobre o retorno das aulas, com foco nas questões relativas à garantia da segurança. As atividades letivas estão suspensas desde o dia 27 de fevereiro em virtude do acidente ocorrido no trevo de acesso ao campus definitivo.

Após uma explanação realizada pelo diretor do Campus, Ilton Benoni da Silva, sobre as medidas que foram tomadas desde o acidente – especialmente àquelas produzidas no âmbito do Comitê de Crise - e da apresentação de simulações de calendários acadêmicos, realizada pelo coordenador acadêmico, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, houve uma série de contribuições por parte dos conselheiros e demais presentes.

A partir desse debate foram definidos três encaminhamentos:

O primeiro diz respeito a uma consulta à Secretaria Especial de Obras visando obter informações sobre a possibilidade de uma assessoria técnica que colabore com o Conselho de Campus na avaliação acerca das medidas de segurança anunciadas e encaminhadas por meio do Comitê de Crise (formado por uma série de órgãos públicos e de segurança, além de representantes da direção e dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica da UFFS).

Outra medida foi definir a diretriz de atuação dos representantes da Universidade no Comitê. Conforme decisão tomada na Sessão do Conselho de Campus, a diretriz deverá ser pela cobrança de medidas de segurança eficientes e redundantes (ou seja, com ações que se somem), implantadas o mais rapidamente possível, visando reduzir os prejuízos letivos, especialmente em relação a alterações do calendário acadêmico.

A terceira questão foi o agendamento de outra Sessão Extraordinária do Conselho de Campus, marcada para a próxima sexta-feira (13). Na ocasião deverão ser avaliadas as medidas propostas e encaminhadas pelo Comitê de Crise em reunião marcada para esta quinta-feira (12), além das ações já implantadas pelos órgãos competentes visando restabelecer a confiança acerca da segurança do acesso ao campus.

A decisão sobre a retomada das atividades nas estruturas definitivas da UFFS Erechim, após a manifestação dos órgãos de segurança que integram o Comitê de Crise, será tomada pelo Conselho de Campus, órgão máximo do Campus Erechim e que conta com representantes da direção, dos professores, dos estudantes, dos técnicos-administrativos e da comunidade regional.