Campus Erechim: PET apresenta trabalhos sobre Paulo Freire em Seminário Nacional

Publicado em: 10 de dezembro de 2013 12h12min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 11h01min

O Programa de Educação Tutorial - Grupo PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim participou do 7º Seminário Nacional Diálogos de Paulo Freire: a educação do (a) trabalhador (a), realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O coordenador do PET, professor Thiago Ingrassia, bem como os seis bolsistas do programa, apresentaram trabalhos sobre a obra de Paulo Freire.

Para Ingrassia, a participação no evento foi mais uma oportunidade de experenciar um evento científico, reforçando laços de pesquisa com estudantes, professores e militantes de movimentos sociais. “Além disso, nossa presença neste evento reforça o lugar da UFFS – Campus Erechim e do nosso PET, em especial, no debate sobre a educação popular e o pensamento de Paulo Freire em nível nacional”, destaca Ingrassia.

Confira abaixo os títulos dos trabalhos apresentados e os seus autores:

Porque ser Professor (a)? Diálogo com Paulo Freire

Adriele Sielski e Jaqueline Bordin Kosloki

Problematizando a Escola: a prática pedagógica e o saber de experiência

Fernanda May

Acesso à Universidade e educação das classes populares

Joviana Vedana da Rosa e Daniel Gutierrez

Uma reflexão sobre o uso do livro didático em diálogo com Paulo Freire

Rovian Schenatto Palavicini

Revisitando a fundamentação teórica do sistema Paulo Freire

Thiago Ingrassia Pereira

O Programa PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) constitui-se em um programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Grupo PET/Conexões de Saberes desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão – tripé que caracteriza o ambiente universitário - voltadas para estudantes oriundos de comunidades populares, regularmente matriculados nos cursos de licenciatura oferecidos na UFFS – Campus Erechim (Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Geografia). Seu objetivo principal é possibilitar aos jovens o desenvolvimento de suas capacidades de produção de conhecimento, em concordância com seus saberes próprios, formando-os para intervir como atores das políticas públicas, tanto na UFFS – Campus Erechim como nos seus territórios de origem, contribuindo para a reflexão sobre o ingresso e permanência qualificada de setores populares no Ensino Superior.

No que se refere ao ensino, o PET possui um Grupo de Estudos com foco nos seguintes temas: educação popular, universidade, políticas públicas na área educacional, acesso e permanência de estudantes de origem popular no ensino superior.

Ao longo deste ano os objetos de pesquisa do programa foram os calouros 2013 da UFFS, o Conselho Estratégico Social (CES) da UFFS e escolas do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), Iterra/ICEJA, em Veranópolis, e o Instituto Educar, em Pontão.

Como atividades de extensão o grupo tem realizado oficinas em escolas públicas da área de abrangência da 15º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para discutir, com estudantes concluintes do Ensino Médio, questões relacionadas à UFFS - Campus Erechim e continuidade dos estudos.

Saiba mais sobre o PET/Conexões de Saberes acessando http://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com.br/.