Atividades de extensão discutem livros e leituras na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 24 de outubro de 2013 12h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Livros, autores, ideias, leituras. Esses serão alguns dos tópicos abordados em duas atividades de extensão que serão promovidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim durante o mês de novembro. O curso de extensão “História do Livro e da Leitura” está com inscrições abertas, já o projeto “Partilhando Leituras” terá três edições, destinadas ao público em geral, durante a Feira do Livro de Erechim.

História do Livro e da Leitura

“O mundo dos livros, da leitura e dos leitores não somente possui sua própria história como exige, daqueles que se propõem a apanhá-lo para consideração privilegiada, que mobilizem um universo de ideias, noções e conceitos que não se deixa circunscrever pelos enquadramentos limitadores dos modos pelos quais os saberes se organizaram em nossos dias (...)”. É com esse trecho que o professor Gerson Severo abre o texto de apresentação do curso de extensão “História do Livro e da Leitura”.

Ele e o professor Paulo Bittencourt, ambos professores da UFFS – Campus Erechim, serão os ministrantes da atividade que será realizada em quatro encontros, nas manhãs dos dias nove, 16, 23 e 30 de novembro, totalizando 20 horas. As inscrições e a certificação do curso estarão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, parceira da iniciativa.

Os encontros acontecerão no auditório da Biblioteca Municipal de Erechim e qualquer pessoas interessada na temática pode se inscrever no curso, que tem vagas limitadas e é gratuito.

Partilhando Leituras

O Projeto de Extensão “Partilhando Leituras” terá três atividades durante a Feira do Livro de Erechim, no Polo de Cultura. No dia 11 de novembro a professora Kátia Kellem da Rosa e a jornalista Marcionize Bavaresco leem “Diário do Clima”, de Sônia Bridi, às 18h. Já na quinta-feira (13) os professores Gerson Fraga e Anderson Ribeiro leem “The Walking Dead – A ascensão do governador”, de Robert Kirkman, às 18h. Na mesma data os professores Daniel de Bem e Jerzy Brzozowski leem “Guerra dos Tronos”, de George Martin, às 20h.

A mediação dos diálogos ficará a cargo do coordenador do projeto de extensão, Gerson Severo, e do professor colaborador Paulo Bittencourt.

O “Partilhando Leituras” é aberto para todos os interessados e o objetivo é que docentes da UFFS e convidados levem ao público presente (da comunidade acadêmica e externa), de forma dialogada em um primeiro momento, e a seguir em debate aberto mediado pelo coordenador e colaboradores do projeto, suas impressões de leitura sobre os livros, autores e ideias escolhidos, suas experiências como leitores e suas eventuais proposições acerca de como estimular a presença do livro na Universidade e na cidade, a leitura e os momentos e espaços de formação de leitores e discussão de ideias.