Abertas inscrições para curso de graduação em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Publicado em: 15 de janeiro de 2014 12h01min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 06h01min

Está aberto, entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2014, o período de inscrição de interessados em participar do Processo Seletivo Especial para o curso de graduação Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Estão em oferta 60 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014.

Conforme o coordenador do curso, professor Jerônimo Sartori, o profissional formado nessa graduação poderá atuar em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental – disciplina de Ciências - e no Ensino Médio nas disciplinas de Biologia, Física e Química. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por procuração, na Secretaria Acadêmica da UFFS – Campus Erechim, localizada na Avenida Dom João Hoffmann, número 313, Bairro Fátima – junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima – em Erechim/RS.

Os documentos que devem ser apresentados no momento da inscrição estão listados no Edital 009/UFFS/2014.

Objetivos e auxílios

O objetivo do curso é atender as especificidades da formação de docentes para atuar em escolas do campo. Por esse motivo, o processo seletivo prioriza: a) educadores que não possuam curso de graduação e estejam em atividade nas escolas/instituições no campo da rede estadual e municipal; b) educadores, em atividade, que possuam curso de graduação, mas não nessa área do conhecimento e que atuem na área das Ciências da Natureza; c) educadores que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas e outros, que desenvolvem suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa); d) educadores que desenvolvam suas atividades nas escolas da área urbana dos municípios; e) interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza.

Também há reserva de vagas, conforme política de ingresso adotada pela UFFS para todos os seus cursos, para quem fez o Ensino Médio integral ou parcialmente em escola pública, integrantes de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A graduação terá duração de oito semestres (quatro anos) e será oferecida em regime de alternância, com aulas presenciais a cada três semanas - às quintas-feiras (tarde e noite), sextas-feiras (manhã e tarde) e aos sábados (manhã e tarde) - além de períodos intensivos em julho e janeiro. Haverá auxílio alimentação e será oferecido alojamento aos estudantes que residirem numa distância de mais de 30 quilômetros da cidade de Erechim (sede do curso).