Projeto de Formação Continuada tem o primeiro encontro de 2020
Professores da região da AMOSC estiveram na UFFS – Campus Chapecó para as atividades

Publicado em: 05 de fevereiro de 2020 09h02min / Atualizado em: 06 de fevereiro de 2020 08h02min

O primeiro encontro do ano do “Projeto de Formação Continuada de Professores da Educação Básica da Região da Associação de Municípios do Oeste Catarinense (AMOSC)” reuniu professores do Ensino Fundamental na UFFS – Campus Chapecó durante a terça-feira (4). Além de UFFS – Campus Chapecó e AMOSC, o Projeto de Extensão é realizado com a parceria da Unochapecó.

Os 20 municípios que compõem a AMOSC participam da formação continuada. São cerca de 480 professores e gestores envolvidos nos eventos. O projeto iniciou em 2017, com um edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Agora, conforme o coordenador do projeto, professor Willian Simões, a gestão do projeto passa a ser feita pelo Campus Chapecó.

"É um ganho muito grande entrar em contato com as escolas, com os professores e secretários e ter essa responsabilidade coletiva de contribuir na formação continuada de professores que estão em sala de aula. A pretensão é qualificar o trabalho, melhorar o desenvolvimento educacional na região. A Universidade cumpre sua função social, tanto na formação inicial quanto na formação continuada, quando consegue atender essas necessidades que a Educação Básica nos traz”, ressalta o coordenador.

Segundo o professor Simões, a partir de março, será aberta a possibilidade de estudantes das graduações entrarem no projeto. Eles atuarão como voluntários, na sistematização, na organização dos encontros e no acompanhamento, visando aprender sobre o papel da formação continuada na relação universidade-escola. “Faz muita diferença para o estudante participar, estar ‘com um pé’ na escola, entendendo a dinâmica, vivenciando a escola mesmo antes de se inserir no mundo do trabalho”, destaca ele.

Para o diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, a intenção é dar continuidade a esse e outros projetos dessa natureza. “A UFFS – Campus Chapecó fica muito feliz com esse evento, uma vez que a educação é um dos propósitos da implantação dessa Instituição, desse campus e de muitos cursos que temos. Essa atividade integrada – com a rede municipal, AMOSC e Unochapecó – mostra a importância dessa Universidade e do esforço dos professores dos cursos de licenciatura, no sentido de apoiar a qualificação docente, apoiar o desenvolvimento da educação”, afirma o professor.

O secretário da Educação de Nova Itaberaba e secretário do Colegiado da Educação da AMOSC, Odenir Petroli, também frisou a importância da capacitação oferecida em parceria com a UFFS – Campus Chapecó e com a Unochapecó: “Entendemos ser uma parceria muito importante para os municípios. Faz parte das metas dos programas municipais de educação de cada município garantir que os professores possam ter acesso a uma capacitação de qualidade”.

Segundo ele, pelo que foi percebido nas reuniões do colegiado, com os secretários de Educação dos municípios e com colegas, “é consenso que tem havido um aumento na qualidade do trabalho do professor. Evidente que precisamos continuar cada vez mais na busca da qualidade, oferecendo mais qualificações”.

Mais do que cumprir uma meta, de acordo com o secretário, a formação continuada é uma questão de cidadania. “Buscamos, também, num futuro próximo, um país melhor, com pessoas desenvolvidas, capacitadas e que possam compreender que um país, um estado, um município é feito de pessoas que conhecem, que sabem seus direitos, deveres, compromissos e, assim, juntos construirmos uma sociedade melhor. O caminho é a educação, o compromisso, é o fazer bem feito, é aplicar os recursos da educação na educação. Vejo que estamos num trabalho de cooperação – universidades, Amosc, colegiado, municípios – todos caminhando para a mesma direção: tentando melhorar cada vez mais a educação, capacitando o professor e dando a ele condições para desenvolver cada vez melhor seu trabalho e a contento de uma sociedade que exige isso: qualidade”, finaliza.

A professora do quarto ano de Nova Itaberaba Priscila Nichelle concorda que a formação é bastante relevante para seu trabalho. “Todos os dias ensinamos, mas também aprendemos – com o cotidiano, com as crianças, com os colegas e também nos cursos. O tema desse evento é o planejamento, que é muito importante. Trabalhar no improviso nem sempre funciona. As formações sempre trazem contribuições. As trocas entre os professores e as oficinas são muito positivas”, pontua.

O projeto ainda prevê a realização de outros três encontros, que tratarão do planejamento interdisciplinar, o desenvolvimento de práticas educativas voltada aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e ampliação da compreensão sobre a noção de avaliação formativa. Além disso, três paradas pedagógicas devem acontecer durante o ano, assim como a organização e publicação de um caderno de relatos de experiências pedagógicas.