Programa de extensão inicia atividades com Clube de Leitura
“Travessias em Linguagens” é gratuito, on-line e aberto a todos os interessados.

Publicado em: 15 de julho de 2022 12h07min / Atualizado em: 15 de julho de 2022 14h07min

Leituras e discussões de textos e obras. O Clube de Leitura é a atividade principal do primeiro ciclo do programa de extensão “Travessias em Linguagens” da UFFS – Campus Chapecó. Gratuito, on-line e aberto a todos os interessados, o programa terá o encontro de abertura em 6 de agosto.

Os interessados devem se inscrever on-line até o dia do encontro de abertura. O link do encontro será enviado por e-mail.

Até dezembro serão mais quatro encontros de discussões de obras (veja a programação abaixo), e outras duas grandes atividades ao longo do primeiro semestre de 2023: o Concurso Literário e uma Oficina de Criação Literária. O objetivo é o incentivo à leitura, à produção e à edição de textos literários.

Em cada encontro, embora recomendável, não é obrigatória a leitura do texto. Conforme a voluntária e egressa do curso de Letras - Português e Espanhol Rafaela Parizotto, a dinâmica dos encontros será a mesma. “O mediador responsável pelo encontro fará uma apresentação inicial do texto escolhido, o que pode envolver a leitura de trechos. Após esse momento, os participantes poderão fazer seus comentários, de acordo com a ordem de inscrição, criando assim um diálogo sobre o texto. Nosso desejo é criar um espaço em que os leitores possam conversar sobre as obras, sobre o que gostaram, o que não gostaram, suas dificuldades e seus deslumbramentos. Todos poderão fazer uso da palavra e comentar sobre suas impressões de leitura”.

A equipe do “Travessias em Linguagens” conta com professores, estudantes da graduação e da pós-graduação, além de egressos. Estão envolvidos os cursos de Letras – Português e Espanhol e de Pedagogia, além dos programas de Educação Tutorial (PETs) dos dois cursos.

O programa de extensão nasceu menor. Por sugestão e solicitação de estudantes, iniciou como o projeto “Clube de Leitura: Travessia”, em 2020. O envolvimento de estudantes e egressos na organização dos encontros surpreendeu positivamente, assim como a participação nas atividades. Foram 16 envolvidos na organização e em torno de 50 participantes.

Na primeira edição, estudantes de graduação e pós-graduação pesquisaram textos abordados em trabalhos de conclusão de curso e em dissertações para debater com os participantes. Foram duas etapas para cada obra: o encontro de debate e duas oficinas de produção e socialização de resenhas sobre o texto debatido.

Depois, outras demandas surgiram: a inserção de textos literários inéditos ou de pequena tiragem no rol das obras que compõem a programação do Clube, especialmente de autores da região de abrangência da UFFS e a publicação dos ensaios produzidos nas oficinas, disponibilizando esse conhecimento sobre literatura a um público mais amplo.

Então, foi proposto um novo projeto, o Clube de Leitura: Curadoria. Nele, a comunidade regional teve a oportunidade de ver seus trabalhos publicados e de ter acesso a obras inéditas de autores regionais.

Agora, o grande programa de extensão “Travessias em Linguagens” seguirá dividido em ciclos com atividades diversas, planejadas e divulgadas com antecedência. Mais informações e atualizações são publicadas no blog e no perfil do Instagram @clubedeleituratravessia.

Confira a programação do primeiro ciclo

Abertura

6 de agosto de 2022 – 15h – meet/webex