Educadores podem participar de formação em programação e robótica
Gratuito, o curso terá aplicação de projetos na escola e socialização das experiências

Publicado em: 16 de abril de 2024 13h04min / Atualizado em: 16 de abril de 2024 13h04min

Programação e Robótica são os temas da formação continuada, voltada a professores de qualquer área do conhecimento, oferecida pela UFFS – Campus Chapecó. Gratuita, a formação terá aulas presenciais na universidade, orientações e a aplicação de projetos nas escolas, além da socialização das experiências, ao final.

A inscrição deve ser feita on-line. As atividades serão quinzenais, nas quartas-feiras pela manhã, com início em 8 de maio. Os participantes que realizarem no mínimo 75% da carga horária do curso receberão um certificado de 40 horas.

Além dos professores Janice Reichert e Milton Kist, participam do planejamento, da produção do material e ministrarão aulas, os estudantes Rafaela Gehrke e Everson Coser (Ciência da Computação), e Ana Pecinato Gresele e Luis Fernando Silveira da Silva (Matemática).

“Será um curso bem prático. Vamos ter uma primeira aula mais teórica, com fundamentos básicos, e depois vamos aos projetos práticos. Trabalharemos com uma lixeira inteligente, um projeto com sensores, a parte da eletrônica e da programação. Depois, terão uma carga horária de supervisão e orientação, que será um estudo dirigido. Caso precisem, emprestaremos material, ajudaremos a organização das sequências didáticas, e, caso queiram, deslocaremos um bolsista para auxiliar no dia da aula”, comenta a professora Janice.

Estão vinculados à formação, o Grupo de Pesquisa em Informática e Inovação na Educação, o Projeto de extensão Pensamento Computacional na Educação Básica: habilidades e competências do Século XXI, e o Projeto de pesquisa Aprendizado, Criatividade e Tecnologia (ACT): Integrando o Pensamento Computacional na Educação Básica.