Biblioteca inaugura novo espaço e comemora com a BiblioBike
Servidores e estudantes da UFFS – Campus Chapecó se reuniram para comemorar o novo espaço da Biblioteca. Não faltaram livros e histórias com a atração convidada

Publicado em: 10 de abril de 2017 18h04min / Atualizado em: 11 de abril de 2017 09h04min

A tarde de segunda-feira (10) foi de histórias, livros, gente reunida, doces e uma bicicleta na UFFS – Campus Chapecó. Isso, uma bicicleta! Cheia de livros e guiada por uma contadora e “carregadora” de histórias. A BiblioBike e demais atrações foram a maneira encontrada para marcar a inauguração da Biblioteca do Campus Chapecó no novo espaço.

Conforme a bibliotecária e chefe da Biblioteca do Campus Chapecó, Adriana Cativelli, são sete servidores e há uma vaga para estagiário, 37 mil exemplares – além dos que estão para chegar nos pedidos de 2016 e 2017. A novidade –  cabines de estudo individuais – devem ser instaladas nos próximos quarenta dias. “A equipe da Biblioteca e alguns terceirizados trabalharam de maneira sincronizada e conseguimos fazer a mudança em cinco dias. O espaço ficou mais amplo, tanto para o acervo quanto para estudo dos acadêmicos e para o trabalho dos servidores. Estávamos aguardando há um tempo ocupar este espaço. Esperamos conseguir oferecer aos estudantes espaços confortáveis e de convivência e que seja uma opção inclusive de cultura”, ressaltou.

A coordenadora acadêmica, Rosane Binotto, lembra que a obra foi bastante aguardada e sua entrega é um ponto positivo, já que “podemos oferecer um espaço maior e mais confortável aos estudantes”.

Para a diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, a inauguração “representa uma importante conquista”. Ela destaca que a meta para os próximos anos é também a ampliação anual do acervo bibliográfico. “Uma biblioteca é um instrumento de desenvolvimento para a formação humana, tendo em vista que é o lugar que promove o encontro entre leitores e leituras, é o encontro entre as palavras e o mundo, uma vez que, por meio das palavras, podemos ler o mundo. Para que este encontro seja possível, estamos organizando a sala de leitura com espaços individuais e em grupo”, finalizou.

Depois das falas, a BiblioBike passeou no hall de entrada do prédio. Com música e um visual todo especial, atraiu a todos para as várias obras – de microcontos, de histórias infantis, com vários desenhos, formatos, cores e, principalmente, histórias. Camila Miotto, a “condutora” da BiblioBike, contou uma delas aos presentes, que puderam sentar e se sentir à vontade em cobertinhas e almofadas espalhadas no chão.

Desde o final de 2015, com o trabalho da BiblioBike, Camila venceu o Edital de Linguagens da Prefeitura de Chapecó. Com o valor recebido, R$ 10 mil, ela comprou o acervo – 250 livros, alguns, inclusive, em braile –  e, com recursos próprios, a bicicleta. “A ideia é levar o livro para lugares inusitados, para os lugares de lazer e mostrar às pessoas que o livro pode ser um elemento de prazer nesse ambiente. Então reforça o convívio entre a família, para as pessoas terem o costume de fazerem a leitura juntos”.

Camila atua como contadora de histórias há bastante tempo e também trabalhou com produção cultural. “Quando voltei a trabalhar com a Literatura, eu queria montar um espetáculo de contação de história. Comecei a pesquisar e lia um livro e gostava, lia outro e gostava. Pensei: ‘um livro só não me satisfaz’. E assim surgiu esta ideia – compartilhar o acervo da BiblioBike com as pessoas. A gente só consegue encantar os outros quando a gente está encantada. E é mais ou menos isso que faço: mostrar um pouquinho da beleza que há no mundo”, comentou.

O próximo passo é contar histórias em Libras. Camila está fazendo um curso na linguagem. “Queremos mostrar às pessoas que os livros são só um meio de acesso a muita coisa”, finalizou.