Corpo Docente e Colegiado

Colegiado do PPGGeo - 2024

PORTARIA Nº 3364/GR/UFFS/2024 - DESIGNA MEMBROS DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DOS CAMPI CHAPECÓ E ERECHIM.
 
 
 

Linha 1:  PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DINÂMICAS DA NATURAIS

Nome

Andrey Luis Binda 

Vínculo

Professor permante - Portaria Nº 10/PROPEPG/UFFS/2021

E-mail

abinda@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4363062466349516

Descrição

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2005; 2007), campus de Guarapuava-PR. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009), campus de Francisco Beltrão-PR. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016). Têm experiência na Área de Geografia Física com destaque para temas correlatos à Climatologia (precipitação e eventos extremos), Hidrogeografia (Bacias hidrográficas e Recursos Hídricos), Geomorfologia Fluvial (processos fluviais) e Meio Ambiente (questões e aspectos ambientais).

  

Nome

Everton de Moraes Kozenieski - Portaria Nº 58/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor Permanente

E-mail

everton.kozeniesti@uffs.edu.br 

Lattes

 http://lattes.cnpq.br/7952966685609934

Descrição

Geógrafo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), mestre e doutor em Geografia pela UFRGS (2010 e 2016). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (Brasil), onde atua nos cursos de Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo). É líder do grupo de pesquisa GENVI - Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos relacionados ao rural (modernização da agricultura e campesinato, relações cidade-campo, multidimensionalidade da produção do espaço rural), Geografia e cultura (produção do espaço e o vivido, cotidiano, representações sociais e espaciais) e metodologia da pesquisa (pesquisa qualitativa, trabalho de campo como estratégia de pesquisa e ensino)

 

Nome

Marlon Brandt - Portaria Nº 15/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

marlon.brandt@uffs.edu.br

Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717818P8

Descrição

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Geografia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia histórica, história ambiental, populações tradicionais, colonização, indústria madeireira e fruticultura.

 

Nome

Paula Vanessa de Faria Lindo - Portaria Nº 59/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Colaboradora

E-mail

paula.lindo@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6431721364976487

Descrição

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul´, campus Erechim. Coordenadora do subprojeto Geografia, Núcleo Erechim, do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência - PIBID. É vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Região, Urbanização e Desenvolvimento (NERUD) e está vinculada aos grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar em Gênero, Raça e Sexualidades (GIGRAS). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente com os seguintes temas: desigualdades socioespaciais, território, políticas públicas de Assistência Social, Ciência e Maternidade, Gênero e Geografia, Cartografia Escolar e Ensino de Geografia. Mãe de um filho. Esteve de licença maternidade em 2013. E-mail: paula.lindo@uffs.edu.br

  

Nome

Pedro Germano dos Santos Murara - Portaria Nº 16/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

pedro.murara@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6512075596876171

Descrição

Geógrafo graduado pela UNESP (Campus Presidente Prudente/2009). Mestre em Geografia (UFSC/2012). Doutor em Geografia (UFSC/2016) com período sanduíche na Università degli Studio di Torino - Itália (UNITO/2015). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Moncton (Canadá 2020/2021). Atua nos temas de Climatologia Geográfica, Clima e Saúde, Biogeografia Histórica, Paleoambientes e Paleoclimatologia.

 

Nome

Reginaldo José de Souza - Portaria Nº 17/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

reginaldo.souza@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8027473151398716

Descrição

Graduado, Mestre e Doutor em Geografia - FCT/UNESP, com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Pós-doutorado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem interesses de investigação voltados para a conceituação da paisagem, suas bases epistemológicas e aplicabilidades no ensino e pesquisa sobre temáticas ambientais. A relação entre paisagem e fronteira como potencialidade de integração geográfica e superação de conflitos entre os territórios. A paisagem como experiência ética-estética no mundo e como conteúdo político da natureza.

  

Nome

William Zanete Bertolini - Portaria Nº 19/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

william.bertolini@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0857056222898147

Descrição

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Geografia e Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2010). E doutorado em Ciências (Geografia Física) pela USP (2015). Tem experiência na área de Geografia Física com ênfase para os estudos geomorfológicos. Atua e tem interesse especial pelos seguintes temas: estudos interdisciplinares em geomorfologia e pedologia, teorias, métodos e ensino/aprendizagem de geociências, equilíbrio em sistemas geomorfológicos e planejamento ambiental.

 

 

Linha 2: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO-REGIONAL

Nome

Adriana Maria Andreis - Portaria Nº 9/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professora permante

E-mail

adriana.andreis@uffs.edu.br

Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750800P3

Descrição

Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Sua pesquisa, extensão e ensino se relacionam com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender, com destaque à perspectiva da educação geográfica, sustentada em conceitos e categorias espaço-temporais (cotidiano, lugar, paisagem, região, território/fronteiras). Realiza estudos no campo da política curricular, abrangendo temas relacionados com a potência do cotidiano na perspectiva da educação integral.

 

Nome

Ederson do Nascimento - Portaria Nº 11/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

ederson.nascimento@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4129536624525275

Descrição

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado (licenciatura e bacharelado) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizou estágios de pós-doutorado em Geografia na UNICAMP e na Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Geografia com ênfase em Geografia Humana e Cartografia Geográfica, atuando principalmente com os seguintes temas: Geografia Urbana, Geografia da População, Análise socioespacial, Geotecnologias Aplicadas à Análise Geográfica e Cartografia Escolar

 

Nome

Fernando Rosseto Galeggo Campos - Portaria Nº 12/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

fernando.campos@ifsc.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8595004546180546

Descrição

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Geografia pela UFPR (2006), graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (2004). Sua temática de pesquisa é Geografia e Futebol, tendo defendido sua tese ("Uma Geografia do Futebol Amador: espaço de representação do futebol amazonense a partir do 'Peladão'"), sua dissertação ("A Construção do Espaço de Representação do Futebol, em Curitiba-PR").

 

Nome

Helena Copetti Callai

Vínculo

Professora colaboradora

E-mail

copetti.callai@gmail.com

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7425467026617423

Descrição

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Tutora de convenio internacionais - Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e Universidad Academia de Humanismo Cristiana (Santiago do Chile). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania

 

Nome

Igor de França Catalão - Portaria Nº 13/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

igor.catalao@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5492565896580774

Descrição

É geógrafo pela Universidade de Brasília (2006) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Presidente Prudente (2008), onde também obteve o título de doutor em Geografia em cotutela com a Avignon Université, França (2013). Foi pesquisador convidado no Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2017), e no Centre d'études en sciences sociales sur les mondes africains, américains et asiatiques da Université Paris Cité e do Institut de recherche pour le développement, França (2022-2023). Atua como pesquisador e professor de Geografia Humana da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2013. Integra a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), a Communauté de savoirs Villes durables (CovSav/IRD) e é responsável editorial da revista Cidades (cidades.uffs.edu.br). De perspectiva crítica, atua nas áreas de Geografia Urbana e Social e Teorias da Urbanização, com foco nos seguintes temas: urbanização e cidades, dinâmicas urbanas, processos de diferenciação socioespacial e cidades médias.

 

Nome

Jucara Spinelli - Portaria Nº 14/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professora permante

E-mail

jucara.spinelli@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7116978468284760

Descrição

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB em João Pessoa, PB/Brasil (2020/2021). Tem atuado na área de Geografia e Planejamento Urbano e Regional, em temas relacionados à habitação de interesse social, planejamento urbano, diagnóstico socioespacial, mercado imobiliário, cidades médias, reestruturação urbana, desigualdades socioespaciais e direito à moradia e à cidade.

 

Nome

Ricardo Alberto Scherma - Portaria Nº 18/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

ricardo.scherma@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9054060852633454

Descrição

Possui Doutorado em Geografia (2012) e mestrado em Geografia (2009) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. É Licenciado em Geografia (2005) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de S. José do Rio Pardo. Realizou estágio de pesquisa (2011-2012) na Università di Torino em Turim (Itália); e estudos de pós-doutorado nas universidades: UNICAMP (IG) e Université Toulouse II- Jean Jaurès (França). Possui pesquisa em Geografia Econômica; Geografia Política, Uso do Território. Desigualdades regionais; Globalização e dinâmica regional; Agricultura globalizada. Geopolítica agroalimentar.

 

Nome

Willian Simoes - Portaria Nº 20/PROPEPG/UFFS/2021

Vínculo

Professor permante

E-mail

willian.simoes@uffs.edu.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6052428532666504

Descrição

Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003) e Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005). É Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação em Geografia: Currículo e Formação de Professores; Territorialidades das Juventudes, Trabalho e Escola; Atualidade da Questão Agrária: Juventude Rural e Educação do Campo.