Professor Bruno Wenzel assume novo mandato como diretor do Campus Cerro Largo da UFFS
Em cerimônia de posse, Bruno destaca conquistas passadas e metas para seu novo mandato à frente do campus

Publicado em: 11 de agosto de 2023 17h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2023 15h08min

Na última segunda-feira (7), o professor Bruno München Wenzel tomou posse como diretor do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com mandato de quatro anos, que se estende de agosto de 2023 a julho de 2027. A cerimônia ocorreu no auditório Diego Manenti, com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade acadêmica.

Bruno, que já havia ocupado o cargo de diretor anteriormente, foi reeleito na Consulta Prévia e Informal realizada entre maio e junho deste ano. O diretor relembrou momentos difíceis da gestão anterior, de restrições orçamentárias ao cenário desafiador imposto pela pandemia de covid-19, a partir de 2020, que impactou todo o mundo e gerou uma série de obstáculos ao ensino superior, no entanto, destacou diversas conquistas significativas apesar dessas adversidades,

Entre as realizações do mandato anterior, mencionadas em seu discurso de posse, destacaram-se as medidas de enfrentamento à covid-19,  com adequação das atividades para modalidade remota; no decorrer de 2021, a retomada das atividades presenciais de forma escalonada; e o retorno à presencialidade ampla, em 2022, garantindo à UFFS o retorno as atividades normais e a regularidade do calendário acadêmico antes da grande maioria das instituições federais de ensino superior. A valorização das atividades de pesquisa e pós-graduação também foi ressaltada, bem como a expansão da oferta de cursos de pós-graduação, incluindo a aprovação do primeiro curso de doutorado no campus.

Além disso, Bruno mencionou a reestruturação do organograma do campus para melhorar processos, a regulamentação do uso de pesticidas nas áreas experimentais, a criação do curso de Matemática, em uma proposta de oferta de cursos conjuntos, e o apoio a propostas de grupos de trabalho para explorar novas possibilidades educacionais, que atualmente já tem apontado a possibilidade de criação de novos cursos. A taxa de diplomação também foi celebrada, demonstrando um compromisso sólido com o sucesso dos alunos.

Olhando para o futuro, o professor Bruno Wenzel definiu como principal meta para os próximos quatro anos a ampliação da ocupação das vagas nos cursos de graduação. Com a redução das matrículas ativas após o período pandêmico, ele reconheceu a importância de enfrentar esse desafio para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do campus.

Em reconhecimento aos esforços e ao legado de membros da equipe anterior, a cerimônia contou também com uma homenagem ao professor Márcio do Carmo Pinheiro, que ocupou a Coordenação Acadêmica nos últimos quatro anos, e o administrador Sandro Adriano Schneider, coordenador administrativo na primeira metade do mandato.

Foi destacada também a equipe diretiva do Campus Cerro Largo deste segundo mandato, que é composta pela coordenadora acadêmica, professora Judite Scherer Wenzel, tendo como substituta a professora Nessana Dartora, e pela coordenadora administrativa, Adenise Clerici, que tem como substituta Luana Inês Damke, atualmente coordenadora administrativa em exercício.

No encerramento de sua fala, o professor Bruno ressaltou a imensa honra de liderar em tempos desafiadores e expressou uma confiança inabalável no futuro, visualizando uma UFFS decisiva para o progresso da sociedade.

A cerimônia contou com a participação, entre outras autoridades, do reitor, Marcelo Recktenvald; do reitor eleito na Consulta Prévia e Informal de 2023, João Alfredo Braida; do prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper; do vice-prefeito de Cerro Largo, Júlio Ledur; do presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Pirapó, Auri Brandt Kochhann; da presidente do Conselho Comunitário, Fátima Pansera; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Valdívia Konzen Eich; do diretor geral do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo, Adilson Ribeiro Paz Stamberg, além da participação de docentes, técnicos administrativos, discentes, representantes de entidades da região missioneira e público em geral.

Galeria de Imagens: