NEABI promove valorização da diversidade étnico-racial na UFFS

Publicado em: 11 de julho de 2023 09h07min / Atualizado em: 11 de julho de 2023 11h07min

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFFS - Campus Cerro Largo é uma iniciativa fundamental que busca promover a reeducação das relações étnico-raciais e contribuir para a superação das diferentes formas de discriminação étnico-racial. Coordenado pela professora Bedati Finokiet, o NEABI tem como objetivo central coordenar e promover a produção de conhecimentos, além de realizar ações nas diversas esferas da sociedade.

O NEABI se dedica a valorizar a história e a cultura de matriz africana, afro-brasileira e dos povos indígenas, atendendo reivindicações consubstanciadas na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e na Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, bem como legislações correlatas que propõem e regulam a inserção desses temas no âmbito das instituições de ensino brasileiras.

Dentro da Universidade, o NEABI tem se dedicado a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas às temáticas da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Através de projetos, debates e rodas de conversas, o núcleo tem promovido diálogos enriquecedores na comunidade acadêmica e na sociedade civil sobre o combate ao racismo e todas as formas de discriminação étnico-racial.

O NEABI também busca contribuir para o aprofundamento teórico-metodológico do ensino para as relações étnico-raciais, envolvendo docentes, técnicos administrativos, discentes de graduação e pós-graduação, além de membros de outras instituições de ensino e entidades vinculadas aos movimentos negros e indígenas. O núcleo oferece suporte material e técnico aos acadêmicos e profissionais envolvidos em atividades de pesquisa, ensino e extensão, visando a visibilidade e o reconhecimento das temáticas desenvolvidas.

Alunos da UFFS têm relatado experiências enriquecedoras no NEABI. Taciéli dos Santos, mestranda em Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, destaca que o núcleo é um espaço de diálogo, encontro de ideias, conhecimento e vivências de alunos e povos indígenas e afrodescendentes. Ela ressalta que o NEABI proporciona acolhimento e proteção em meio à pluralidade e singularidade do ambiente universitário e da comunidade local. A diferença é valorizada dentro do grupo, tornando-se um elemento precioso que enriquece o conhecimento coletivo.

Carla Jablonski, do curso de Engenharia Ambiental, relata que encontrou sua voz dentro do NEABI, destacando a importância do grupo para o fortalecimento e empoderamento dos estudantes. Já Debora Osnah, aluna de Agronomia, enfatiza que o NEABI é um espaço onde pessoas diversas se reúnem para discutir questões como racismo, preconceito e desvalorização de indivíduos homo ou transgêneros. Ela destaca a sensibilização promovida pelo núcleo em relação à história e à capacidade de cada um, além de ser um espaço para a troca de ideias sobre como melhorar os sistemas que perpetuam a desigualdade.

Rafael, acadêmico de Administração, ressalta a importância do NEABI no meio acadêmico como um local de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos sobre temas considerados tabus sociais. Ele destaca a liberdade que os estudantes têm para abordar esses assuntos, promovendo diálogos por meio de projetos de extensão, rodas de conversas, cinedebates e visitas a escolas.

O NEABI da UFFS Campus Cerro Largo se destaca como um espaço de promoção da valorização da diversidade étnico-racial, do combate ao racismo e da construção de uma sociedade mais igualitária. Seu papel na formação acadêmica dos estudantes e na disseminação de conhecimento para além dos muros universitários é de extrema importância.

As atividades promovidas pelo NEABI são abertas ao público em geral.

Galeria de Imagens: