Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus Cerro Largo completa 5 anos
Programa é pioneiro por ser o primeiro federal da região Noroeste e o primeiro do Campus

Publicado em: 27 de agosto de 2020 10h08min / Atualizado em: 27 de agosto de 2020 16h08min

A primeira aula do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da UFFS – Campus Cerro Largo ocorreu em agosto de 2015. Desde essa data até o momento atual, já foram 6 turmas, ingressaram 90 acadêmicos e 55 já são egressos. As atividades são conduzidas para turmas de 15 alunos, com ingresso anual (no primeiro semestre) e os processos seletivos contam com mais de 100 candidatos. O Programa conta com um grupo de 14 docentes e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, o que garante o caráter interdisciplinar do Mestrado: um professor na área base de Engenharias, dois na área de Ciências Agrárias, três na área de Ciências Humanas e oito na área Sociais e Aplicadas.

Além disso, segundo a coordenadora atual do Programa, a professora Dionéia Dalcin, “pode-se evidenciar a interdisciplinaridade doPrograma pelas distintas formações e temas desenvolvidos nas dissertações. Os ingressantes são das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas, sendo que as duas últimas áreas representam 70% do número de ingressantes”, explica.

Muitos dos projetos de pesquisa, dos concluídos e daqueles que ainda estão em desenvolvimento, artigos produzidos, livros e capítulos de livros trazem como temas pertinentes as áreas de Ciências Sociais e Humanas. Os temas variam entre: estudo de políticas públicas como o Pronaf, assistência social, políticas para mulheres, modelos de gestão pública, saúde, cultura, defensoria pública, agrotóxicos, cadeias curtas, extensão universitária, fragilidades financeiras, formação continuada, gestão de resíduos, entre outros.

Mestrado pioneiro
O Programa destaca-se por ser o primeiro da UFFS – Campus Cerro Largo (que hoje conta com mais dois programas de Mestrado) e também pelo fato de ser o primeiro curso de Mestrado em uma instituição pública federal na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Dos cursos de Mestrado da UFFS, o PPGDPP é o oitavo a ser lançado na Instituição.

Dionéia enfatiza que o tema “Desenvolvimento e Políticas Públicas” – apresentado para a Capes em 2015 – pode ser abordado a partir de diferentes aspectos a ele relacionados, tais como sua dimensão local ou regional, sua natureza socioeconômica ou ambiental, ou ainda, a partir de sua estreita vinculação com as políticas públicas. “Essa opção de definir Desenvolvimento e Políticas Públicas como tema de um Programa de Pós-graduação levou em conta os problemas socioeconômicos e ambientais típicos da realidade regional em que a UFFS e o Programa estão inseridos”, destaca a coordenadora.

O Programa tem o objetivo de formar agentes que sejam capazes de intervir positiva e significativamente na gestão do desenvolvimento da região. Também visa preencher uma lacuna importante na formação humana no Noroeste do RS, “região geográfica e politicamente afastada dos grandes debates e das grandes políticas de desenvolvimento promovidos pelos governos em todos os seus níveis”, sustenta Dionéia.

O projeto do PPGDPP foi aprovado pela Resolução nº 15/CONSUNI CPPG/UFFS/2015.

O primeiro coordenador do curso foi o professor da UFFS Benedito da Silva Neto, e como coordenador adjunto, atuou o professor Ivann Carlos Lago.
Atualmente a coordenação é realizada pela professora Dionéia Dalcin e, como coordenador adjunto, atua o professor Edemar Rotta. A técnica em administração Juliani Borchardt da Silva é a secretária do curso.

Veja quem são os professores do Programa

Página do Programa no site da UFFS

Veja, logo abaixo a esta matéria, uma seleção das principais matérias produzidas pela ASCOM sobre o Programa.

Galeria de Imagens: