Gestão ambiental de resíduos no Campus Cerro Largo
Comissão CRIMAR atua desde 2018

Publicado em: 21 de agosto de 2023 09h08min / Atualizado em: 21 de agosto de 2023 12h08min

O Campus Cerro Largo conta com a Comissão Responsável pela Implementação, Monitoramento, Avaliação e Revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CRIMAR) desde 2018. Na prática, além de questões relacionadas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a comissão atua em diversos assuntos relacionados à gestão ambiental da UFFS junto com o Departamento de Gestão Ambiental, vinculado à Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROAD).
 
No ano de implementação da comissão, uma das primeiras ações  foi o levantamento/quarteamento dos resíduos sólidos gerados no campus e a elaboração do PGRS, um dos requisitos solicitados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), órgão ambiental do estado do Rio Grande do Sul, para obtenção da licença de operação do Campus.

Após a obtenção da licença de operação, a CRIMAR continuou atuando sobre diversos pontos apontados pela FEPAM como necessários para a manutenção da licença, como relatórios periódicos, sobretudo os relacionados ao adequado funcionamento da  estação de tratamento de efluentes, cujos parâmetros devem estar de acordo com as normas dos órgãos de fiscalização.

Além disso, a CRIMAR também promoveu discussões e ações relacionadas às questões ambientais da Universidade, como a separação dos resíduos recicláveis, cujo destino é a Coopercaun, a separação dos resíduos orgânicos, cuja coleta e destinação final é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Também houve uma preocupação com a correta destinação dos resíduos químicos e biológicos, lâmpadas e pilhas feita por empresas terceirizadas devidamente licenciadas.
 
De uma forma contínua, a CRIMAR vem auxiliando na distribuição de novas lixeiras e na produção de material informativo sobre a correta separação dos resíduos.
 
Com a mudança da legislação, em 2022, a licença de operação do Campus passou a ser requisitada na Prefeitura Municipal e foi necessário atualizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a fim de ser concedida a renovação da licença. No plano atualizado, foram incluídas todas as ações realizadas no período, a listagem dos novos prédios e espaços, estimando a geração de resíduos de acordo com a população circulante existente e futura. Para atender à legislação vigente, também houve atualização do PGRS no que se refere aos resíduos dos laboratórios.

A atual comissão foi designada pela Portaria Nº 2435/GR/UFFS/2022 e é composta pelos seguintes membros: Adenise Clerici, Luana Inês Damke , AlinecTones, Anadésia Britzke, Carlos Strassburguer,  Clarice de Avila, Jonas Dugatto, Júlia Ferreira, Mariana Behm, Paulo Hendges,  Sandro Schneider e  Alcione Alves (coordenadora).
 
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