Campus Cerro Largo: Inscrições para IV Semana Acadêmica de Letras estão abertas

Publicado em: 14 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 14 de maio de 2015 09h05min

O Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, está com as inscrições abertas para “IV Semana Acadêmica de Letras – de "Patas Arriba": diálogos, Ensino e Linguagens”. O evento será realizado de 26 a 29 de maio, com inscrições até o dia 25, e o envio de trabalhos para apresentação é até o dia 22.

Dentro da temática do evento, se busca refletir e discutir sobre o contexto linguístico, cultural e político do Brasil e da América Latina, partindo da linguagem e de suas implicações na prática pedagógica. Com esse espaço para o debate e novas construções, o evento aborda o processo de pesquisa, ensino e aprendizagem de línguas, propondo alternativas que visem melhorias na educação.

Segundo uma das organizadoras, professora Angelise Fagundes da Silva, “a Semana Acadêmica de Letras traz à baila um espaço para ver a América Latina, seus sujeitos e suas infinitas formas de linguagear, como espaço aberto de diálogo, de aprendizagens e de respeito pelo outro. Uma educação que não sirva para ampliar os saberes e nos tornar mais humanos, não serve nem ao sistema, nem ao professor e nem ao estudante”, explica.

Confira a programação:

Dia 26 de maio (terça-feira)

19h15min – Auditório Unidade Seminário.

Abertura da IV Semana Acadêmica de Letras – de "Patas Arriba": diálogos, Ensino e Linguagens, com Vitor Biasoli (UFSM);

Dia 27 de maio (quarta-feira)

19h15min – Auditório Unidade Seminário.

Conferência “Homoafetividade e narrativas infantojuvenis”, com Luiz Carlos Felipe (Universidade do Contestado/Campus Mafra);

Dia 28 de maio (quinta-feira)

19h15min – Auditório Unidade Seminário.

Conferência “La UNILA: plurilinguismo, diversidad e imaginarios, un acercamiento desde la enseñanza del español como lengua adicional”, com Jorgelina Tallei (UNILA – Webconferência) e Conferência “Hay que tener cintura: La enseñanza de la Lengua Española a través de la Metodología de la Pedagogía Identitaria y de Inmersión Intercultural”, com Patrícia Mussi Escobar Iriondo Otero (IF Farroupilha – Alegrete);

Dia 29 de maio (sexta-feira):

19h15min – Auditório Unidade Seminário

Conferência “Notas sobre a figura do trapaceiro, seus arquétipos e avatares na literatura”, com André Vieira (UFSM), e Conferência “As conversações do cordel entre pelejas e risos” com Geice Peres (Unipampa Jaguarão).

Na quarta e quinta-feira à tarde serão realizadas as oficinas. Os resumos das oficinas confirmadas até o momento podem ser conferidos AQUI .

Na sexta-feira à tarde, serão apresentados os trabalhos previamente inscritos.

As inscrições e envios de resumos podem ser feitos AQUI.