Campus Cerro Largo debate cultura durante Pré-EMiCult

Publicado em: 27 de abril de 2016 09h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2016 09h04min

“Responder a questão ‘quem tem direito à cultura’ é fácil: todos têm direito. Mas na prática isso não é tão simples”. Nessa fala de Fernando Santor, professor da Unipampa – Campus São Borba, foi possível resumir a real necessidade de se debater a temática do 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura (EMiCult). Com os discursos voltados para essa problematização, realizou-se o debate do Pré-EmiCult, na tarde da terça-feira (26), no Auditório da Unidade Seminário da UFFS – Campus Cerro Largo.

A mesa de debates, além do professor Fernando, foi composta pela professora da UFFS, Bedati Finokiet, e mediada pelo diretor do Campus Cerro Largo, professor Ivann Carlos Lago. A abertura do evento contou com a fala da professora Marcela Guimarães e Silva, da Unipampa de São Borja.

A organização esteve a cargo da professora Bedati, que caracterizou o evento como um sucesso, tanto pela participação da comunidade acadêmica, como pela presença de representantes de diversas instituições, que “vieram refletir e debater conosco sobre o tema do 2º EMiCult”, complementa. Estiveram presentes diversas autoridades e instituições regionais, professores e acadêmicos da Unipampa – Campus São Borja, comunidade regional e comunidade acadêmica do Campus Cerro Largo.

Falando de cultura

A fala do professor Fernando Santor abordou questões de acesso à cultura, e ele também trouxe ao debate o papel do educador na formação cultural. “A educação tem papel de intervenção, de organização cidadã; colocando esse ponto em questão, estamos inserindo todos os formadores nesse discurso”, comenta Fernando. Complementando essa fala, a professora Bedati ressalta que não existe uma cultura melhor ou pior. “Cultura é algo dinâmico, em constante produção”, explica a professora. Trazendo exemplos, Bedati cita a UFFS: “o que a Universidade está fazendo com os seus inúmeros projetos e iniciativas culturais, também é formador de cultura”, explica. Relacionando o próprio evento dentro de sua temática, Bedati chama a atenção para os espaços destinados a esses debates: “a formação dessa rede de pessoas e instituições, voltadas para o estudo interdisciplinar em cultura, dialogando sobre questões, como cidadania, identidade, economia criativa, memória, cultura e patrimônio, mostra a importância do nosso Campus fomentar essa discussão”, comenta.

A interação da temática do evento com a realidade também foi comentada pelo professor Ivann, que frisou a participação do Campus Cerro Largo como apoiador do “Cerro Largo Cultura e Arte”, evento organizado pela Prefeitura Municipal, cujo debate do Pré-Emicult integra a programação: “esse evento ajuda a fomentar o espaço da cultura no município”, comenta. A UFFS – Campus Cerro Largo participará até sábado (30) desse evento cultural do município, com contação de histórias, estande da Universidade e espaço para divulgação de publicações dos servidores.

A programação do Cerro Largo Cultura e Arte pode ser conferida AQUI.

2º EMiCult

O Pré-EMiCult foi um evento preparatório ao 2º EMiCult, que será realizado na URI – Campus São Luiz Gonzaga nos dias 25 e 26 de agosto.

O encontro é resultado da atuação do Observatório Missioneiro de Atividades Culturais (OMiCult) em parceria com o curso Profa. Marcela Guimarães e Silva. (Unipampa) de Pós-Graduação Lato Sensu em Atividades Criativas e Culturais da Unipampa – Campus São Borja. A professora Marcela Guimarães e Silva destaca a criação do Observatório, pensado para “refletir as atividades culturais no contexto da Região das Missões, com atividades direcionadas aos setores criativos e espaço para o grupo discente desenvolver projetos e dialogar com a comunidade regional”. Porém, atualmente, as atividades do Observatório “vão além do diálogo com a comunidade, pois já estão sendo criados indicadores culturais da região e já se discute a gestão pública com relação à produção de cultura”, exemplifica Marcela.

As submissões de trabalhos para o 2º EMiCult vão até dia 16 de maio.

Para informações e inscrições, acesse AQUI.