PORTARIA Nº 449/PROGRAD/UFFS/2023 (REVOGADA)

Revogada por:

PORTARIA Nº 562/PROGRAD/UFFS/2024

Aprova a caracterização completa dos CCRs do Domínio Conexo entre as Licenciaturas do Campus Cerro Largo.

O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor através da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, e o estabelecido na Resolução 9/CONSUNI/CGAE/UFFS/2017,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º APROVAR a caracterização completa dos CCRs do Domínio Conexo entre as Licenciaturas do Campus Cerro Largo, conforme o Anexo I desta Portaria.

 

Art. 2º Fica revogada a Portaria nº 33/PROGRAD/UFFS/2018, publicada no Boletim Oficial da UFFS.

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

 

 

JEFERSON SACCOL FERREIRA

Pró-Reitor de Graduação

  

PORTARIA Nº 449/PROGRAD/UFFS/2023 – Anexo I

Quadros de Ementários do Domínio Conexo das Licenciaturas do Campus Cerro Largo

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH810

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

30

EMENTA

Educação Especial e Educação Inclusiva. A construção da normalidade e da anormalidade. Estudos acerca das condições e possibilidades para a educação do público da educação especial (pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/ altas habilidades). Análises a partir de pesquisas em educação sobre a questão da inclusão escolar.

OBJETIVO

Reconhecer os processos de construção da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em seus aspectos históricos, culturais, filosóficos, políticos e pedagógicos, para promover a construção da inclusão nas práticas escolares em geral e nas práticas didático-pedagógicas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 128 p. ISBN 9788577060023 (broch.).

MANTOAN, M. T. E. (org). O desafio das diferenças nas escolas.2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. C. Educação especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BAPTISTA, C. R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. Educação Especial: diálogo e pluralidade. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

CARVALHO, R. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 4. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 165 p. (Coleção Educação Contemporânea). ISBN 9788574963013 (broch.).

SILUK, Ana Cláudia Pavão. Atendimento educacional especializado: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria, RS: UFSM, 2014. 370 p. ISBN 9788561128241 (broch.).

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da inclusão: como estamos implementando a educação (de qualidade) para todos nas escolas brasileiras. São Paulo, SP: Memnon, 2001. 243 p ISBN 8585462418 (broch.).

PAIM, Robson Olivino; ZIESMANN, Cleusa Inês; PIEROZAN, Sandra Simone Höpner; LEPKE, Sonize (Org.). Educação especial e inclusiva e(m) áreas do conhecimento. Curitiba, PR: CRV, 2019. 327 p. ISBN 9788544438688 (broch.).

ZIESMANN, Cleusa Inês; BATISTA, Jeize de Fátima; LEPKE, Sonize (Org.). Formação humana, práticas pedagógicas e educação inclusiva. Campinas, SP: Pontes, 2019. 284 p. ISBN 9788521701040 (broch.).



Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

Extensão

GLA0704

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

45

15

EMENTA

Visão sócio antropológica da Surdez. Aspectos históricos da Educação de Surdos e da formação da Libras. Relações entre surdos e ouvintes (educador, intérprete e família) e seu reflexo no contexto educacional. Noções básicas da estrutura linguística da Libras e de sua gramática. Vocábulos e comunicação básica em Libras. Políticas públicas e legislações pertinentes a educação dos surdos e a Libras e sua difusão. Ações de extensões com a comunidade escolar e/ou geral com atividades de formação, projetos, oficinas, rodas de conversa e/ou palestras.

OBJETIVO

Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos processos didático-pedagógicos das diferentes formas de expressões, dialogando sobre a educação dos surdos, o papel da língua de sinais, do intérprete educacional, relações familiares e processos de leitura e escrita dos surdos, a fim de fornecer os instrumentos necessários para a atuação profissional inclusiva.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BRASIL. Decreto 5.626/05. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. xi, 221 p. (Biblioteca Artmed). ISBN 9788536303086 (broch.).

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 1997. xi, 126 p. ISBN 9788573072655 (broch.).

GESSER, Audrei. Libras? que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda . São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino; 14). ISBN 9788579340017 (broch.).

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. (Ed). Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira baseado em Linguística e Neurociências cognitivas. São Paulo: EDUSP: Inep, CNPq, CAPES, 2012.

LACERDA, Cristina B. F. de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019. 95 p. ISBN 9788577061358 (broch.).

LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, c2007. 102 p. (Temas & educação). ISBN 9788575262832 (broch.).

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha et al. (). Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011. 127 p. ISBN 9788576058786 (broch.).

ZIESMANN, C. I. Educação de surdos em discussão: práticas pedagógicas e processo de alfabetização. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Appris, 2017. v. 1. 145p.

ZIESMANN, C. I.; PERLIN, G. (Org.) ; VILHALVA, S. (Org.) ; LEPKE, S. (Org.) . Família sem Libras: até quando?. 1. ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Curso Caxias, 2018. v. 1. 288p

 

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

Extensão

GCH1765

Temas Contemporâneos e Educação

30

30

EMENTA

Educação, currículo e diversidade. Temas emergentes em Educação: Gênero e Sexualidade, Educação e Saúde, Direitos Humanos. Diversidade étnico-racial, cultura e história afro-brasileira e indígena. Educação de Jovens e Adultos. Educação no Campo. Educação em comunidades Quilombolas. Diretrizes Curriculares Nacionais e políticas públicas relacionadas aos respectivos temas. Análise de pesquisas, de propostas e/ou práticas pedagógicas articuladas em currículos que abordam a diversidade e a inclusão. Proposição e desenvolvimento de atividades e/ou projetos de extensão com a comunidade escolar ou geral.

OBJETIVO

Discutir temáticas contemporâneas no contexto educacional como elementos estruturantes da formação de professores, tendo como referência a diversidade como articuladoras das propostas de ensino.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2013.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CANDAU, Vera M. (org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LOURO, Guacira L; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MACEDO, Elizabeth. (Org). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Cultura, memória e currículo; 2)

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 10 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MATTOS, Regiane A. de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2007.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALVES, Douglas S. (org). Gênero e diversidade sexual: teoria, política e educação em perspectiva. Tubarão, SC; COPIART, 2016.

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018.

ANTUNES-ROCHA, I.; HAGE, S. M. (Org). Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época; v. 22)

HADDAH, Sérgio; GRACIANO, M. A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2006.

MOREIRA, Antônio F. B.; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOREIRA, Antônio F.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Enio W. da. Estado, sociedade civil e cidadania no Brasil: bases para uma cultura de direitos humanos. Ijuí: UNIJUÍ, 2014. (Coleção Direito, política e sociedade; 36)

SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria A.; GOMES, Nilma L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH1766

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

30

EMENTA

Estado, políticas públicas e políticas educacionais no Brasil. O direito à educação na Constituição Federal. Organização do sistema de ensino brasileiro, em específico da educação básica. Políticas nacionais no campo da gestão, da formação de professores, do currículo, do financiamento e de avaliação. Bases político-legais que orientam a organização curricular da escola de educação básica: LDB, PNE, DCN e BNCC da Educação Básica. Políticas educacionais de inclusão.

OBJETIVO

Reconhecer as políticas educacionais como pressupostos que garantem constitucionalmente o direito social à educação, discutindo-as a partir do contexto político, econômico e social brasileiro como propulsoras da organização do sistema educacional brasileiro quanto aos aspectos curriculares, de gestão, de formação de professores, de avaliação e de financiamento da educação, bem como a inclusão.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

FÁVERO, O. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2005.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANDER, B. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber Livro, 2005.

SAVIANI, D. Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DOURADO, L. F. (org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2.ed. Goiânia: Editora UFG; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

____. (org.). Políticas e Gestão da Educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo: Xamã, 2009.

FERREIRA, E. B. e OLIVEIRA, D. A. (orgs). Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GENTILI, P.. Adeus a Escola Pública, a desordem Neoliberal, a Violência do Mercado e o Destino da Educação das Maiorias. In: GENTILI, Pablo.(org) Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberalismo em Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

LINHARES, C.; SILVA, W. C. da. Políticas de formação de professores: limites e possibilidades colocados pela LDB para as séries iniciais do Ensino Fundamental. In: MARTINS, P.de S. O Financiamento da Educação Básica como Política Pública. Revista Brasileira de política e Administração da Educação. Porto Alegre, V. 26, 2010.

VIEIRA, S. L.; FARIAS. I. M. S. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2011.

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH813

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

60

EMENTA

A educação na Grécia Antiga e em Roma. A educação cristã na Idade Média. A formação das Universidades. Renascimento e educação. As reformas religiosas e a educação. Infância e Pedagogia Moderna. A educação no Brasil colônia, império e república. A formação político filosófica do estado moderno. Iluminismo e educação. Teoria crítica e educação. Função social da escola. Educação e neoliberalismo. Fundamentos Sociais e Antropológicos da Educação. Educação e racionalidade instrumental/burocracia/dominação. Teoria social e modelos pedagógicos. Teorias pós-críticas e educação. Educação e pós-modernidade, identidade e diferença.

OBJETIVO

Discutir os fundamentos teóricos conceituais das áreas histórico-filosóficas e sociológicas do campo educacional, a fim de estimular o desenvolvimento da compreensão crítica acerca das teorias e práticas pedagógicas contemporâneas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2009.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010.

QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? In: Textos Seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, D.A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural.São Paulo: Loyola, 2011.

LE GOFF, J.Os intelectuais na Idade Média. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

ROUSSEAU, J. Emílio ou da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SILVA, T. T. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH1767

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO

60

EMENTA

Educação, cultura e escola. Docência. Saberes da docência e formação de professores. Concepções pedagógicas na educação brasileira. Estudos sobre currículo escolar e suas perspectivas: tradicional, crítica e pós-crítica, com perspectiva inclusiva. Processos colaborativos de planejamento escolar: Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Estudos, Plano de Trabalho. A prática pedagógica e a Didática: história e concepções. Planejamento e processos didático-pedagógicos: objetivos, metodologia e avaliação. O debate pedagógico nas pesquisas contemporâneas em educação e ensino.

OBJETIVO

Discutir a educação considerando as diferentes concepções pedagógicas que fundamentam os currículos escolares, os processos de planejamento escolar e os processos didáticos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CANDAU, Vera M. (org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CARVALHO, R. E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico . 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. 150 p.

LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

NARODOWSKI, M. Comenius e a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Minha biblioteca/UFFS).

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CANDAU, V. M. (org). Rumo a uma nova Didática. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CANDAU, V. M. Didática, currículo e saberes escolares. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CANDAU, V. M; CRUZ, Giseli B. da; FERNADES, Claudia (orgs). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos e insurgências políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. P. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, 2018. (Minha biblioteca/UFFS).

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a pedagogia Histórico-Crítica. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2018. 253 p

LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs). Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2013. (Minha biblioteca/UFFS)

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

SILVA, Janssen F.; HOFFMAN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2010.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

PCCr

PPCr Extensionista

GCH1768

PRÁTICA DE ENSINO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO

45

15

EMENTA

Conceitos, metodologias, abordagens e estratégias de intervenção. Pesquisa, formação docente, racionalidades e tendências. O papel das pesquisas educacionais nos processos de ensino e na formação de professores da educação básica. Tendências da pesquisa educacional na formação de professores e no ensino. Elaboração e execução de pesquisa em contexto escolar. Vivências das etapas da pesquisa contemplando diferentes temáticas do ensino, com especial atenção ao contexto escolar.

OBJETIVO

Fundamentar a docência na Educação Básica com pesquisa na área da Educação pela via da análise teórica e de modelos de pesquisa, formação de professores e ensino.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FAZENDA, I. Pesquisa em educação. São Paulo: Papirus, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: ATLAS, 2016.

HERMEL, Erica do Espírito Santo; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Educação em ciências e matemática: pesquisa e formação de professores. Chapecó: UFFS, 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. São Paulo: Cortez, 2010.

ALARCAO I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, Artmed, 2001.

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é como se faz. 7.ed. São Paulo, 2012. Edições Loyola.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio, ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2012. Recurso online. (Minha biblioteca/UFFS)

GERALDI, C, FIORENTINI, D., PEREIRA, E. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de letras, 2011. p.137-152.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2013.

MATTAR, João; RAMOS, Daniela K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina, 2021. Recurso online. (Minha biblioteca/UFFS).

MARQUES, Mario Osório. Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH816

FUNDAMENTOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

60

EMENTA

Desenvolvimento humano em diferentes aspectos: cognitivo, afetivo, social e motor e as suas implicações no contexto escolar. Desenvolvimento humano e adolescência. Diferentes abordagens e perspectivas teóricas de aprendizagem: comparações, limites e possibilidades no ensino. Saberes e Conhecimentos docentes e as suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem. Contribuições da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade para os modos de apropriação e significação do conhecimento. Aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiências. Os sujeitos da educação: interações estabelecidas em sala de aula no processo do ensinar e aprender.

OBJETIVO

Oportunizar compreensões acerca do desenvolvimento humano e do processo de ensino e da aprendizagem escolar, com atenção para as interações estabelecidas em sala de aula e para os modos de apropriação e significação do conhecimento.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

MOREIRA, Marco A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2011. 242 p.

OLIVEIRA, Marcos Barbosa de; OLIVEIRA, Marta Kohl de (Org.). Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. 160 p.

LA TAILLE, Yves de,; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa de Lima. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 117 p.

LEONT'EV, Aleksei Nikolaevich et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2007. 125 p.

VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 228 p.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. xv, 182 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CORRÊA, Mônica de Souza. Criança, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online (biblioteca digital)

DUMARD, Katia. Aprendizagem e sua dimensão cognitiva, afetiva e social. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online (biblioteca digital)

GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro LTC 2013 1 recurso online (biblioteca digital)

LEAL, Z. F. R. G.; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: superando uma visão biologizante a partir da psicologia histórico-cultural. Adolescência em foco: contribuições para a psicologia e para a educação, p. 15-44, 2014. (https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=10I8CwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA15&dq=desenvolvimento+adolescente+hist%C3%B3rico+cultural&ots=YEtBeFD4tP&sig=BsYLPPf_BLnXPs_FFjfzbmvQDdw)

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo Cengage Learning 2016 1 recurso online (biblioteca digital)

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: Ed. da UFSCAR, 2002. 203 p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2003.

SMOLKA, Ana Luiza B et al. (org.).; GÓES, Maria Cecilia Rafael de, (Org). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 175 p.

SOUZA, Candida de; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Adolescência em Debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicologia em Estudo, v. 23, 2019. (disponível em, https://www.scielo.br/j/pe/a/jKmy5CvDmf7p987ycXnVHPx/abstract/?lang=pt)

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. xix, 496 p.

VYGOTSKY, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011, disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Presenciais

Disc. orient. extens.

Teór

Prát

Ext

GCH1769

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR

45

15

15

15

EMENTA

Acompanhamento e reconhecimento do contexto escolar. Vivência de situações e práticas de gestão das(nas) unidades escolares: no planejamento escolar anual; na gestão pedagógica; na gestão dos processos administrativos; na gestão econômico-financeira; na gestão dos mecanismos instituintes da gestão democrática; nas relações com a legislação educacional e normas vigentes nas redes de ensino. Realização das atividades de estágio, reflexão e análise das situações vivenciadas durante o estágio, fundamentadas teoricamente. Apresentação de proposição para a gestão da escola com a perspectiva de fortalecer as relações democráticas e a qualidade da educação. Desenvolvimento de atividades e/ou projetos de extensão que envolvam a comunidade escolar.

OBJETIVO

Vivenciar, problematizar e reconhecer o contexto escolar como possibilidade de iniciação a docência compreendendo a complexidade da gestão escolar como processo democrático, necessário para fortalecer a qualidade da educação.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, Naura S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GAUTHIER, Clermont. Por uma outra Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 2006.

LIBÂNEO, José. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2008.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

PARO, Vitor. Escritos sobre a educação. São Paulo: Xamã, 2001.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DOURADO, Luis F.; PARO, Vitor H. (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Ed. Xamã, 2001.

FERREIRA, N. S. C. (org.), Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8.ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Heccus Editora, 2018.

LÜCK, Heloísa. Gestão participativa na escola.11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PARO, V. Por dentro da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016

PARO, V. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

PARO, V. Diretor escolar: educador ou gerente. Cortez, 2014.

PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, Laurinda R. de (orgs). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

SARTORI, Jerônimo; BONA, Salete Cleusa; GUEDES, Sussi Menine, (Org.). Estágios nas licenciaturas: desafios do constituir-se professor. Passo Fundo: UPF, 2008.

VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2019.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo, SP: Cortez, 2014. 327 p. (Docência em formação. Saberes pedagógicos).

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH818

EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIOLÓGICOS

30

EMENTA

Educação como processo social. Educação e integração/manutenção da ordem social. Educação e relações de classe. Educação e Racionalidade Instrumental/burocracia/dominação. Educação e Reprodução. Educação e emancipação. Ideologia e Educação. Educação e desigualdade. Educação e contingência. Educação e ação. Educação e complexidade.

OBJETIVO

Compreender as contribuições das ciências sociais à análise da educação enquanto processo social, construído em contextos específicos e a partir da interação de sujeitos concretos.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BOURDIEU, P. A Reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, P.; CATANI, A. M (Org). Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

DEMO, P. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo: Atlas, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G.; GENTILI, P. (Orgs). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.

SACRISTÁN, J.; ROSA, E. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

COSTA, M. C. C. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2010.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2010.

GOHN, M. da G. M.. Movimentos sociais e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009

MEKSENAS, P. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 1995.

MELLO, G. N. de. Cidadania e competitividade, desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

NOGUEIRA, M. A., CATANI, A. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2012.

ORTIZ, R. (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’ Agua, 2013.

PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH819

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

30

EMENTA

Educação popular. Sociedade, classes sociais, movimentos sociais, cultura e saber popular. Educação e participação social e política. Educação: diálogo, conscientização e emancipação. Fundamentos ontológicos e gnoseológicos da Educação Popular. Projetos sócio-comunitários e escola pública. A perspectiva da educação socialista.

OBJETIVO

Discutir os fundamentos e os princípios da educação popular para compreendê-la como um fenômeno sociocultural e uma concepção de educação transformadora da realidade.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FREIRE, P. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1987.

______.Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CHAUÍ, M. Cidadania cultural. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
GADOTTI, M; TORRES, C. Estado e Educação Popular. São Paulo: Liber Livros, 2004.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

STREK, D. R. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH820

ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO

30

EMENTA

Introdução aos Estudos Culturais com ênfase na vertente pós-estruturalista. Educação e cultura na pós-modernidade. Poder, saber e verdade. Conhecimento, discurso e mídia. Genealogia, arqueologia e ética em Nietzsche e Foucault. Estética, performance e pedagogias do corpo. Biopoder e biopolítica. Identidade, globalização e multiculturalismo. Diferença e representação.

OBJETIVO

Apresentar o campo dos Estudos Culturais em Educação, enfatizando as transformações da sociedade contemporânea e suas implicações na formação de professores.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

______________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ROSE, N. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2012.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JOHNSON, R.; ESCOSTEGUY, A. C. D; SCHULMAN, N.; SILVA, T. T. da (Org).O que é, afinal, estudos culturais?4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo. São Paulo: Papirus, 2003.

MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

MATTELART, A.; NEVEU, É.. Introdução aos estudos culturais. Parábola, 2004.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K..Identidade e diferença:a perspectiva dos estudos culturais.9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

SILVA, T. T. da. O currículo como fetiche. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

Teóricas

GCH821

DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO

30

EMENTA

Conceito e evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. Direitos Humanos e cidadania. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas.

OBJETIVO

Conhecer e analisar os fundamentos e concepções de direitos humanos, oportunizando o conhecimento e o debate sobre a relação entre Direitos Humanos e Educação, bem como, conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e valores

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BOBBIO, N. A era dos direitos. RJ: Campus, 2004.

GUERRA, S. Direitos Humanos: curso elementar. São Paulo, SP: Saraiva, 2013.
HAHN, P. Direitos fundamentais: desafios e perspectivas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2010.

MORAIS, F. I.; SILVA, A. M.M; TAVARES, C.(orgs). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

RIZZI, E.; GONZALES, M.; XIMENES, S. B. Direito Humano à Educação. 2 ed. Curitiba: Plataforma DhESCA Brasil, 2011.

SILVA, E. W. da. Estado, sociedade civil e cidadania no Brasil: bases para uma cultura de direitos humanos. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CARBONARI, P. C. (Org). Sentido filosófico dos direitos humanos: leituras do pensamento contemporâneo. Passo Fundo, RS: IFIBE, 2006-2013.

EYNG, A. M. (Org). Direitos Humanos e violência nas escolas: desafios e questões em diálogo. Curitiba, PR: CRV, 2013.

NOGUEIRA, S. V. (Org). Educação popular, democracia e direitos humanos: ensaios para uma pedagogia universitária interdisciplinar e transversal. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2015.

RIFIOTIS, T.; RODRIGUES, T. H.. Educação em Direitos Humanos: discursos críticos e contemporâneos. 2. ed. Florianopólis: Ed UFSC, 2010.

SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. São Paulo: Livraria do Advogado, 2011.

SCAVINO, S; CANDAU, V. (Orgs). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis: DP et ali, 2008.

 

Quadro de equivalências entre componentes curriculares do Domínio Conexo das Licenciaturas do Campus Cerro Largo

Código

Componente Curricular

Horas

Código

Componente Curricular

Horas

GLA212

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

60

GLA0704

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

60

GCH811

Temas Contemporâneos e Educação

60

GCH1765

Temas Contemporâneos e Educação

60

GCH812

Políticas educacionais

30

GCH1766

Políticas educacionais

30

GCH814

Fundamentos pedagógicos da educação

60

GCH1767

Fundamentos pedagógicos da educação

60

GCH815

Prática de ensino: pesquisa em educação

60

GCH1768

Prática de ensino: pesquisa em educação

60

GCH817

Estágio curricular supervisionado: gestão escolar

90

GCH1769

Estágio curricular supervisionado: gestão escolar

90

 

 

Data do ato: Chapecó-SC, 26 de junho de 2023.
Data de publicação: 26 de junho de 2023.

Jeferson Saccol Ferreira
Pró-reitor de Graduação