PORTARIA Nº 150/PROGRAD/UFFS/2021

Altera a Portaria nº 32/PROGRAD/UFFS/2018, que aprova a caracterização completa dos Componentes Curriculares (CCR) do Domínio Conexo entre as Licenciaturas, do Campus Erechim.

O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor através da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, considerando a Resolução nº 9/CONSUNI/CGAE/UFFS/2017,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º ALTERAR o Anexo I, da Portaria nº 32/PROGRAD/UFFS/2018, que aprova a caracterização completa dos Componentes Curriculares (CCR) do Domínio Conexo entre as Licenciaturas, do Campus Erechim, especificamente o quadro do CCR “Educação Inclusiva”, que passa a vigorar com a seguinte redação:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH809

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

04

60

EMENTA

Direitos humanos e educação inclusiva. Processos de inclusão e exclusão escolar. Políticas e práticas para o atendimento educacional especializado do aluno com deficiência. Formas organizativas do trabalho pedagógico e sua relação as minorias historicamente excluídas.

OBJETIVO

Promover discussões e práticas que perpassam o atendimento educacional especializado e os processos de inclusão e exclusão.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

LAPLANE, Adriana (Org.). Políticas e práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas: autores associados, 2007.

MENDES, Geovana M. Lunardi; BUENO, José Geraldo Silveira; SANTOS, Roseli Albino. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. São Paulo: Junqueira Marin, 2008.

PLAISANCE, Eric. Denominações da infância: do anormal ao deficiente. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, maio/ago. 2005

HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: Dp&a, 2006.

WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdutória teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

LAPLANE, Adriana (Org.). Políticas e práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas: autores associados, 2007.

MENDES, Geovana M. Lunardi; BUENO, José Geraldo Silveira; SANTOS, Roseli Albino. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. São Paulo: Junqueira Marin, 2008.

PLAISANCE, Eric. Denominações da infância: do anormal ao deficiente. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, maio/ago. 2005

HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: Dp&a, 2006.

WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdutória teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, E. W. da. Estado, sociedade civil e cidadania no Brasil: bases para uma cultura de direitos humanos. Ijuí: UNIJUÍ, 2014. (Coleção Direito, política e sociedade; 36)

HADDAH, S.; GRACIANO, M. A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2006.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

COLL, Cesár; MARCHENSI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CURY, C. R. J. C. Os fora de Série na escola. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005.

JANNUZZI, G.S.M. A Educação do Deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2006.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência Múltipla e Educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999.

LARROSA, J.: SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: Políticas e Poética da Diferença. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LUNARDI-MENDES, Geovana M.; SOUZA NETO, A. ; SEPTIMiO, C. O não – saber como retórica constante: Aproximações entre os observatórios de educação especial e políticas públicas de inserção de Tecnologia. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, 2016.

MENDES, Geovana M. Lunardi; BUENO, José Geraldo Silveira; SANTOS, Roseli Albino. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. São Paulo: Junqueira Marin, 2008.

MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MONTOAN, M.T.E. O desafio das diferenças nas escolas. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2011

RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.” (NR)

 

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFFS.

Data do ato: Chapecó-SC, 25 de junho de 2021.
Data de publicação: 25 de junho de 2021.

Jeferson Saccol Ferreira
Pró-reitor de Graduação