MOÇÃO Nº 1/CONSC RE/UFFS/2022

MOÇÃO DE REPÚDIO À EXCLUSÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

O Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem a público se somar às notas de repúdio emitidas pela Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná, pela Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), pelo Movimento Fica Espanhol e demais associações de professores de espanhol do país e demonstrar sua indignação à exclusão da língua espanhola do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), para 2024.

Essa decisão vai na contramão de todas as ações referentes a uma educação plurilíngue que defendemos e desconsidera o fato do espanhol ser a língua estrangeira mais buscada pelos estudantes que realizam o ENEM. Trata-se da segunda língua com mais falantes nativos no mundo e, especialmente na América Latina, é a língua que está em contato na fronteira com vários estados brasileiros, como no caso do estado do Paraná.

Reafirmamos nosso posicionamento a favor da pluralidade linguística na educação brasileira e que também se reflita no ENEM, dando a possibilidade de escolha aos estudantes da língua de sua preferência e interesse.

  

Sala das sessões do Conselho do Campus, 3ª Sessão Ordinária, em Realeza – PR, 12 de abril de 2022.

Data do ato: Realeza-PR, 12 de abril de 2022.
Data de publicação: 12 de abril de 2022.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza