MOÇÃO Nº 3/CONSCOMER/UFFS/2022

Moção de repúdio aos ataques do governo federal ao orçamento das instituições públicas de ensino superior

O Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim repudia os ataques que o governo federal desferiu contra as instituições públicas de ensino superior do Brasil. Ao longo dos últimos quatro anos, a rede federal de educação foi severamente prejudicada pela redução dos seus recursos discricionários, bem como pelos constantes atrasos na liberação de verbas e os bloqueios de limites orçamentários e das possibilidades de execução financeira.

Nesse cenário, as dificuldades vivenciadas pela comunidade da UFFS em dezembro de 2022 – e, portanto, já na proximidade de substituição do governo –, com a demora no pagamento de auxílios socioeconômicos, bolsas internas (de extensão, cultura, pesquisa e monitoria) e benefícios da CAPES e do FNDE, reafirmam a existência de um projeto cujo objetivo maior reside na destruição da educação pública de qualidade e na exclusão das classes populares do ensino superior. Exemplo das ações dessa proposta reacionária e antidemocrática foi a nomeação de uma gestão interventora para a Reitoria desta universidade.

Além deste repúdio, o CONSCOM-ER presta sua solidariedade, sobretudo, aos estudantes da UFFS prejudicados com o bloqueio de recursos mais recente e saúda as mobilizações que culminaram em Assembleia que deliberou por paralisação com aula pública no dia 09 de dezembro.

Data do ato: Erechim-RS, 13 de dezembro de 2022.
Data de publicação: 19 de dezembro de 2022.

Grasiele Berticelli
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Erechim em exercício