EDITAL Nº 2/ACADLS/UFFS/2021

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSA INSTITUCIONAL DE APOIO À POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE DA UFFS.

 
O COORDENADOR ACADÊMICO DO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de seleção de bolsista de apoio ao ensino de graduação para auxílio nas atividades acadêmicas do Setor de Acessibilidade da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
 
1 OBJETIVO
1.1 Fomentar ações para o acesso, permanência e o pleno desenvolvimento das atividades dos acadêmicos com deficiência, visando sua inserção efetiva em todos os espaços e contextos que permeiam a vida acadêmica.
 
2 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
2.1 Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
I - Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul;
II - Não possuir vínculo empregatício;
III - Não possuir outra bolsa remunerada desta modalidade, de outros programas da UFFS ou órgãos conveniados que exijam o cumprimento de carga horária, conforme estabelecido na Resolução N° 11/2013 - CONSUNI/CEST;
IV - Dispor de vinte horas semanais, nos turnos da manhã, tarde e/ou noite para as atividades do programa (sendo definido conforme necessidade do Setor).
 
3 ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
- Realizar adaptação de materiais didático-pedagógicos (digitar, escanear e revisar materiais impressos e digitais);
II - Prestar apoio aos estudantes atendidos pelo Setor de Acessibilidade nas atividades acadêmicas e mobilidade nos espaços universitários;
III - Participar das atividades de formação e planejamento;
IV - Elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas;
V - Participar das ações de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo Setor.
 
4 VALOR DA BOLSA
4.1 O valor total da bolsa é de R$500,00 mensais por 20 horas semanais.
 
5 DAS INSCRIÇÕES
5.1 Os candidatos devem enviar um e-mail, no período de 26 de fevereiro a 03 de março de 2021, para o endereço: acessibilidade.ls@uffs.edu.br, com assunto: Inscrição Processo Seletivo AcessibilidadeNo corpo do e-mail devem constar os seguintes dados: Nome completo, Nº de Matrícula e Nº de telefone (whatsApp). Deve ser anexado no e-mail a Carta de Intenção, conforme descrito no ítem 6.1 e Histórico Escolar da Graduação.
5.2 O edital de homologação das inscrições será publicado a partir do dia 04 de março de 2021.
5.3 Os candidatos terão até as vinte e três horas e cinquenta e nove minutos (23h59min) do dia 05 de março de 2021 para interpor recurso via e-mail (acessibilidade.ls@uffs.edu.br).
 
6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1 A seleção dos candidatos será realizada pelos servidores do Setor de Assessoria Acadêmicado campus Laranjeiras do Sul, PR, por meio de:
- Entrevista online (via Cisco Webex), com peso de 50% no resultado final;
II - Análise do histórico escolar, que levará em conta a média geral do acadêmico - 20% da nota final;
III - Análise da carta de intenção (contendo um breve relato da trajetória acadêmica, experiência com atividades relacionadas à acessibilidade entre outras informações que o candidato considere relevantes. No máximo uma lauda) 30% da nota final.
6.2 A entrevista terá o objetivo de avaliar o perfil, aptidões para atuação no setor, bem como a disponibilidade de horário dos candidatos.
6.3 A entrevista terá duração de até 20minutos e será realizada dia 09de março, no endereço: https://uffs.webex.com/meet/acessibilidade.ls
6.4 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a somatória das notas obtidas na entrevista, análise do histórico escolar e carta de intenção.
6.5 Em caso de empate terá preferência o candidato que tiver mais tempo de vivência em atividades relacionadas à Acessibilidade.
 
7 RESULTADOS
7.1 O resultado provisório com a classificação dos candidatos será divulgado a partir do dia 11 de marçode 2020 no site www.uffs.edu.br.
7.2 Após a divulgação da classificação, os candidatos poderão protocolar recurso, via e-mail (acessibilidade.ls@uffs.edu.br),até vinte e três horas e cinquenta e nove minutos (23h59min) do dia 12 de março de 2021.
7.3 A homologação do resultado final do processo seletivo será divulgada a partir do dia 15de março de 2021 no site www.uffs.edu.br.
7.4 Os recursos enviados para oSetor de Acessibilidade, em conformidade com a data proposta neste edital, serão analisados por servidores da Assessoria Acadêmica do campus.
 
8 VIGÊNCIA
8.1 A validade da seleção será de até um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.
8.2 Será firmado termo de compromisso entre o bolsista e a UFFS, no prazo máximo de seis meses, prorrogável conforme interesse e necessidade do Setor de atuação, não podendo ultrapassar o total de dois anos.
8.3 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista ou por solicitação do Setor de Acessibilidade, caso o bolsista não cumpra suas obrigações.
 
9 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
9.1 Para assinatura do Termo de Compromisso, entregar cópia dos seguintes documentos:
I - Atestado de frequência;
II - RG;
III - CPF;
IV - Cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta-corrente individual, em nome do bolsista, no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito;
V - Termo de Compromisso assinado pelo bolsista.
 
10 DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos com o Setor de Acessibilidade do Campus pelo endereço: acessibilidade.ls@uffs.edu.br;
10.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica do Campus.

11 CRONOGRAMA

EVENTO

DATA/HORÁRIO

LOCAL

Inscrição

De 26 de fevereiro a 03 de março

acessibilidade.ls@uffs.edu.br

Homologação Provisória das Inscrições

A partir de 04 de março

www.uffs.edu.br

Recurso

Até as 23h59min de 05 de março

www.uffs.edu.br

Homologação Final das Inscrições e convocação para entrevista

A partir de 08 de março

www.uffs.edu.br

Entrevista

09/03/2021das 08h às 22h

https://uffs.webex.com/meet/acessibilidade.ls

Resultado provisório

11/03/2021

www.uffs.edu.br

Recursos

Até as 23h59min do dia 12/03/2021

acessibilidade.ls@uffs.edu.br

Homologação do resultado final

A partir de 15/03/2021

www.uffs.edu.br

Convocação para entrega da documentação

A partir de 15/03/2021

acessibilidade.ls@uffs.edu.br

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 25 de fevereiro de 2021.
Data de publicação: 25 de fevereiro de 2021.

Thiago Bergler Bitencourt
Coordenador Acadêmico do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

EDITAL Nº 2/ACADLS/UFFS/2021