ATA Nº 7/CONSCCH/UFFS/2022

ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO CONSELHO DE CAMPUS CHAPECÓ

Aos nove dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, às catorze horas e sete minutos, no auditório da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizou-se a 6ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidido pelo Diretor do campus Chapecó, prof. Roberto Mauro Dall`Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Diego Boeno (coordenação administrativo); Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica); Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, João Alfredo Braida, Guilherme Dal Bianco, Marlon Luis Neves Da Silva, Cristina Otsuchi, Solange Labonia, Divane Marcon, Thais Nascimento Helou, Katia Seganfredo (coordenadores de cursos de graduação); Claudecir dos Santos, Milton Kist, Samira Moretto (coordenadores de curso de pós-graduação); Claudete Gomes Soares, Marco Aurélio Spohn (representantes docentes); Elise Cristina Eidt, Jonas Goldoni e sua suplente Dariane Carlesso, Luciano Pessoa de Almeida, Edimar Roque Martello Júnior (representantes TAE’s); Thaís Daniela Santos Machado, Thais Campos da Silva (representantes discente de graduação); Vilmar Roque Pereira representante comunidade regional).Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Fabiana Brun Haag, Elsio José Corá (coordenadores adjuntos de graduação); Flávio Zimmermann, Juçara Spineli (coordenadores adjuntos de pós-graduação); Ângela Luiza Garay Flain, Joanna d’Arc Lyra Batista (representantes docentes); Luciana de David Prizotto (representantes TAE). Não participaram da sessão mas justificaram ausência: Valdete Boni e suplente, Bruno Antônio Picoli e suplente (coordenadores de curso de graduação); Ani Marchesan e suplente (coordenadora de curso de pós-graduação); Noeli Gemelli Reali e suplente (representante docente). Não participaram e não justificaram ausência: Debora Tavares De Resende e Silva e suplente (coordenadora de curso de pós-graduação), Angelo Brião Zanela e suplente (representante docente); Stefani Daniele Quadros da Silva e suplente (representante discente de graduação); Gerson Junior Naibo e suplente (representante discente de pós-graduação) Walter Parizotto e suplente (representante comunidade regional). O Presidente iniciou a sessão com os itens de Expediente, a saber: 1.1 – Apreciação da ata da 5ª Sessão Ordinária de 2022. Não houve inscrições ou sugestões de alteração. Em regime de votação, a ata foi aprovada. Na sequência, passou-se ao item 1.2 – Comunicados: O presidente do Conselho, Roberto DallAgnoll ponderou junto aos coordenadores a respeito de mudanças na operacionalização das formaturas. Também repassou informações sobre o andamento do projeto de criação dos cursos de Engenharia Civil e Ciências Econômicas e suas inserções para apreciação na pauta do Conselho de Campus. Também, esclareceu a respeito dos cartazes e da movimentação acerca da “Biodanza” ocorridos no campus, informando não ter ocorrido suspensão de das atividades, por parte da direção. O que ocorreu foi a determinação para que o servidor instrutor da atividade organizasse seus horários junto a chefia, suspendendo a atuação do servidor apenas até a devida organização conforme a normativa legal, prevista na resolução do Consuni, quanto a atuação de servidores em projetos de extensão. Ressaltou que a gestão nunca suspendeu nenhuma atividade cultural no campus. O conselheiro Élsio Corá, por sua vez, informou aos membros que recebeu da AGITEC um ofício sobre a cooperação da UFFS com a UNAM da Argentina, no qual se exige a elaboração de planos de trabalho dos cursos para que seja possível a respectiva parceria. A conselheira Kelly Tosta também reiterou o apoio do curso de Administração ao projeto Biodanza. Convidou os membros para a trilha de aprendizagem para professores denominada “Facilitação de Grupos”, em parceria com o SEBRAE. Ainda, convidou a todos para prestigiarem no dia 15/08 as 09:30 um case da UNICAMP. Por fim, relatou que está em andamento o “Integra EJ” no qual será feita uma maior integração entre as Empresas Juniores existentes no Campus Chapecó, comemorando que o CNPJ da Empresa Júnior de administração finalmente foi emitido. O conselheiro Jonas, por sua vez, teceu sugestões sobre a Comissão de Saúde existente no Campus, em que as ocorrências sejam direcionadas de forma colaborativa entre os servidores da comissão em questão, com uma “reativação” do antigo grupo. Neste sentido, o Presidente informou que está em fase de organização a sala de acolhimento e ainda se está buscando alternativas para atendimento as pessoas debilitadas, se aguardando o posicionamento dos cursos da área da saúde A conselheira Samira Moretto justificou aos demais sobre a protelação da divulgação do resultado final das bolsas do Edital de Pesquisa, uma vez que o CNPQ também demorou em repassar o quantitativo disponível para as respectivas Instituições. Ainda, esclareceu que que o processo avaliativo dos programas de pós-graduação pela CAPES será postergado para setembro. O conselheiro Diego relatou aos demais sobre a necessidade de enviar até o dia 19/08 os dados que comporão o Planejamento Orçamentário de 2023. Também repassou que o Campus Chapecó participará do projeto “PROPAZ” com a proposta de atuar na região do Bairro EFAPI questões de prevenção da criminalidade. Por fim, a conselheira Gabriela repassou que as reuniões do Fórum de Gestão estarão ocorrendo apenas na medida em que houver necessidade em função do surgimento de pautas. Encerrado o período de comunicados, o presidente abriu a ORDEM DO DIA, iniciando pela discussão da pauta. Foram informadas duas propostas de inclusão em pauta em regime de Urgência recebidas pela secretaria, sendo: 1) pedido de Homologação do novo colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; e 2) Composição do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP. Na sequência a Conselheira Katia Seganfredo solicitou também a inclusão da seguinte pauta: Reativação do Projeto Biodanza. As solicitações de inclusão foram justificadas e, em regime de votação, os três itens tiveram inclusão em pauta aprovada. Não havendo outras modificações na pauta, a mesma foi reorganizada com as suas discussões iniciadas pelas matérias urgentes, conforme determinação regimental. 2.1 Pauta Urgente - Homologação do novo colegiado do curso de Engenharia Ambiental (OFÍCIO Nº 24/2022 - CCEA - CH): em apreciação, não houveram comentários e em regime de votação, homologação da nova composição do colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi aprovada, com uma abstenção. 2.2 Pauta Urgente – Composição do Núcleo de Apoio Pedagógico (OFÍCIO Nº 4/2022 - NAP – CH): no período de discussão foram realizados esclarecimentos e, em regime de votação, foram homologados os nomes propostos. 2.3 Pauta Urgente – reativação do Projeto Biodanza: com a palavra, a conselheira Kátia, propositora do pedido, ressaltou que também coordena tal projeto. Argumentou que, por mais que o servidor, e não o respectivo projeto, esteja impossibilitado, pediu para que o servidor em questão volte a ministrar as aulas pois é o único com conhecimento técnico na área. Solicitou também a revisão do ato que suspende o projeto. A conselheira Thais ponderou que os alunos relataram que não é a primeira vez que o projeto sofre problemas e reiterou a importância da Biodanza. O presidente insistiu que o projeto não fora suspenso e que a Direção não tem como prática suspender projetos. Comentou novamente o que houve e que o servidor poderá retornar assim que regularizar sua situação de horários junto a chefia, insistindo ser algo simples e que precisa ser providenciado. O conselheiro Diego, Coordenador Administrativo, por sua vez, afirmou que apoia a Biodanza, mas que como chefia superior, ele tão somente cobra o que está no Regulamento da Extensão, aprovado pelo Consuni. Informou aos demais conselheiros que a chefia imediata do servidor responsável por ministrar as aulas de Biodanza, tem solicitado tais providências por inúmeras vezes, e o envio correto dos trâmites institucionalizados. A conselheira Kelly, no seu ver, concordou com o argumento de que há muita burocracia neste fluxo e que a Biodanza também faz parte de um Componente Curricular. A conselheira Dariane ressaltou a importância da Biodanza e lamentou o ocorrido. O conselheiro Jonas informou que concorda que há muita burocracia e que participa há tempos de projetos e não tem ocorrido dificuldades. Por fim, após as falas e argumentos, o Presidente propôs dialogar com o servidor para os ajustes necessários em seus horários e a imediata retomada do projeto, solicitando a Conselheira Katia se concordava com o encaminhamento para resolução da questão, o que foi acenado positivamente. 2.4 Escolha da Coordenação Adjunta de Extensão: o Presidente iniciou contextualizando as ocorrências da pauta nas últimas sessões e que o prof. Fabrício Maia declinou do interesse na referida função, restando a servidora Dariane como única interessada. Com a palavra, a servidora comentou sobre suas motivações e possibilidades para conduzir as funções da coordenação adjunta de extensão, recebendo apoios. O presidente propôs a aprovação por aclamação, o que foi acatado e a servidora Dariane Carlesso escolhida para a Coordenação Adjunta de Extensão. Sobre o item 2.5 Homologação PAA 2022 e RAA 2021 faltantes (Ofício 2/ASSAC/UFFS/2022), foram homologados os PAA e RAA dos docentes componentes de lista encaminhada pela Coordenação Acadêmica e que atenderam, até o prazo final, tais obrigações. 2.6 Recomposição de vaga docente do curso de Ciências da Computação (Processo 23205.023553/2022-53), em discussão, o presidente lembrou que há um acordo no conselho quanto a se manter a recomposição das vagas nos cursos em que há exoneração de servidores docentes, enquanto não houver definição quanto ao redimensionamento docente, lembrando que a pauta está suspensa no campus, por se encontrar em discussão no Consuni. Em regime de votação, foi aprovada a recomposição da vaga ao curso de Ciência da Computação e envio da mesma para concurso público. As quinze horas e quarenta e dois minutos, com a conclusão da pauta, o presidente declarou a sessão encerrada e eu, Marcel Eduard Armanini, Secretário da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 09 de agosto de 2022.
Data de publicação: 06 de outubro de 2022.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó