ATA Nº 3/CCLECLS/UFFS/2020

ATA Nº 3/CCLEC -LS/UFFS/2020 DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO – 17/06/2020

Aos dezessete dias do mês de junho do ano de dois mil e vinte, às quatorze horas, no aplicativo de web conferência Cisco Webex, foi realizada a terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, concomitante com a terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pela Coordenadora dos Cursos, Professora Fernanda Marcon. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Joaquim Gonçalves da Costa, Josimeire Aparecida Leandrini, Silvana Gaiba, Ricardo Key Yamazaki, Gean Machado de Castro, Everton Donizetti Kielt e Marciane Maria Mendes Justificaram a ausência os seguintes membros: Vivian Machado de Menezes, Felipe Mattos Monteiro e Tiago Prestes. Faltaram a sessão e não justificaram ausência os seguintes membros: Priscila Ribeiro Ferreira. A Coordenadora informou a pauta que foi aprovada e foi solicitado pelo professor Ricardo a inserção do ponto “Andamento do estágio no período de pandemia”, o qual foi aprovado pelos presentes. 1. Informes: 1.1 Justificaram a ausência na reunião o discente Tiago Prestes que não possui acesso à internet para poder participar, os docentes Felipe de Mattos Monteiro e seu suplente que encontram-se em férias e Vivian Machado de Menezes que está em reunião do CONSUNI. 1.2 Comissão das Atividades Extracurriculares: A Coordenadora informou que conforme discutido na última reunião, foi criada a Comissão das Atividades Extracurriculares, formada pelas discentes Silvana Gaiba, Franciele Uchaki de Oliveira, Geisa Camila de Oliveira e pela docente Aline Vaccari Lunelli. Partindo dos temas sugeridos para as atividades, foi iniciado no dia de ontem a primeira atividade elaborada pela comissão sobre “Os impactos psicológicos da pandemia”, com a exibição de entrevista da coordenação do curso com um psicanalista, via canal do curso no Youtube no qual, os discentes podem interagir através do chat, comprovando assim a presença para geração de certificado que pode ser validado como ACCs. As atividades prosseguem e estão disponíveis a toda a comunidade. 1.3 PIBID e Residência Pedagógica: Foram garantidas para o curso oito bolsas do PIBID, que tem como coordenadora a docente Marciane Maria Mendes. Para a Residência Pedagógica, até o momento não se tem ainda o número de discentes que estarão habilitados para participar, tendo em vista ser requisito estar nas fases finais do curso. O programa da Residência Pedagógica conta com dezesseis bolsas divididas entre os dois cursos, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Humanas, tem como Coordenadora de área a docente Ana cristina Hammel. 1.4 Reunião do NDE, pauta - Curricularização da Extensão: A Coordenadora informou que foi agendada para o dia dezenove de junho sexta-feira, reunião do Núcleo Docente Estruturante, na qual será discutida a questão da curricularização da extensão, está discussão está prevista no cronograma estabelecido para os trabalhos da comissão do campus, cronograma que faz parte da agenda definida pelo Conselho de Campus para a implantação da curricularização da extensão nos cursos de graduação. As proposições serão encaminhadas ao Colegiado após o término das discussões. Professor Joaquim informou que faz parte da comissão e que a primeira reunião acontecerá no dia de amanhã, dezoito de junho, para dar início aos trabalhos propostos na agenda. 1.5 Edital do PIBID: Professora Marciane informou que o edital para as bolsas do PIBID deverá sair na próxima semana, conforme programação da PROGRAD e que os trabalhos para definir as ferramentas para a seleção dos bolsistas está em andamento. Para que nenhum dos cursos de Interdisciplinar em Educação do Campo ficasse de fora das bolsas, serão colocados três núcleos para as dezesseis bolsas dos cursos do campus Laranjeiras do Sul e oito bolsas para o curso do campus Erechim. as inscrições serão abertas a partir do dia vinte e dois de junho, via carta de intenções através do Moodle. 1.6 Portaria 544 do MEC: Saiu no dia de ontem a Portaria 544 do MEC, a qual autoriza o funcionamento do sistema EAD nas universidades federais para o segundo semestre, a Coordenadora informa que aguardará as orientações que deverá vir do próximo CONSUNI e que trará estas orientações para deliberação do Colegiado. 1.7 Edital do PET: Professora Josimeire informou que mais tardar na próxima semana, será aberto o edital do PET novamente, informou que foi aberto pela primeira vez no início do semestre e que não houve inscrição de discentes do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo. Solicitou que os docentes do curso promovam a divulgação entre os acadêmicos, informou que atividades estão sendo desenvolvidas no formato online, como lives, ciclos de debate, cine PET e no próximo mês haverá uma discussão sobre racismo, na qual tem alunos do curso que participarão desta discussão com depoimentos e outras contribuições. Convidou a todos para participar e incentivar os discentes a participarem do programa também. 2. Pauta: 2.1 Aprovação das ATA Nº 1/CCLEC -LS/UFFS/2020 e ATA Nº 2/CCLEC -LS/UFFS/2020: As atas foram encaminhadas com a convocação para apreciação prévia. Os presentes aprovaram a ATA Nº 1/CCLEC -LS/UFFS/2020 com alteração no ponto 2.6, devendo ser explícito no texto que a viagem para o Quilombola foi aprovada também e aprovaram a ATA Nº 2/CCLEC -LS/UFFS/2020 sem alterações. 2.2 Juramento do curso para Colação de Grau: A Coordenadora expôs o modelo de juramento que foi encaminhado pela PROGRAD, no qual existem três pontos específicos a cada curso, que devem ser definidos pelo Colegiado. A Coordenadora apresentou sugestão de texto e o Colegiado APROVOU o juramento do curso com o texto “Juro, no exercício das prerrogativas do grau de Licenciado (a) em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, que me é conferido e na condição de cidadão(ã), promover e defender os direitos humanos, o respeito à diversidade de costumes e de pensamento, a sustentabilidade, a justiça, a democracia, e a educação pública, inclusiva e emancipadora, atuando, nas escolas e nas comunidades camponesas e indígenas em ambientes de educação formal e não formal, com ética e responsabilidade, para a construção de um mundo onde a ciência esteja a serviço de todos(as)”. 2.3 Orçamento, recursos financeiros do curso: A Coordenadora informou que em reunião do Conselho de Campus foi discutido a questão da disponibilização dos recursos dos cursos para outras demandas do campus, por solicitação da Coordenação Administrativa. Na ocasião foi protelada a discussão para o próximo conselho, tendo em vista ser ainda cedo para decidir, pois não havia uma definição sobre a volta das atividades acadêmicas no segundo semestre. A Coordenadora apresentou os valores disponíveis conforme relatório do campus, apresentou algumas possibilidades de remanejamento, inclusive para a viabilidade da próxima turma do curso de alternância, os demais participantes da reunião apresentaram as possibilidades de o próprio curso utilizar os recursos, caso as atividades voltem a normalidade. O Colegiado definiu que a decisão será tomada na próxima reunião e que será providenciada uma pesquisa para avaliar as áreas que podem ser beneficiadas com os recursos e que o curso possa usufruir no contexto de suas atividades. 2.4 Andamento do estágio no período de pandemia: Professor Ricardo informou que uma de suas alunas do CCR de Estágio IV, comunicou que está assistindo as aulas online que o estado vem disponibilizando para os alunos, que está em contato com a supervisora e questionou como seria a regência dela. Professor Ricardo mencionou a Resolução 3/CONSUNI, o entendimento que os estágios não estariam em andamento e realizou consulta à Coordenação Acadêmica que sinalizou positivo para a possibilidade dos estágios ocorrerem. Apresentou ao Colegiado a questão dos documentos que registram essas atividades e como validar a carga horária na ficha de frequência destes alunos, tendo em vista não haver participação presencial. A Coordenadora de estágios professora Marciane, mencionou as implicações de considerar carga horária nesta situação, que não haveria respaldo para que as atividades de estágio pudessem ser validadas, pois a regência é presencial, sugeriu que uma consulta seja realizada junto à PROGRAD e a legislação vigente e que a discussão seja pauta na próxima reunião. A Coordenadora informou que não houve emissão de Termos de Compromisso para as licenciaturas, conforme orientação da Coordenação Acadêmica e que a situação da acadêmica deve ser verificada, pois a legislação não permite estágios sem termo de compromisso devidamente firmado entre as partes. Professor Ricardo informará a aluna que as aulas que ela vem assistindo será de valia para o seu relatório, porém o estágio não poderá ser validado, devido não ter sido acordado em documento próprio conforme prevê o regulamento. O Colegiado procederá as consultas necessárias, solicitará orientações e a discussão será retomada na próxima reunião, os demais docentes dos componentes de estágio serão informados sobre esta discussão. O Colegiado definiu a próxima reunião para o dia catorze de julho, as nove horas da manhã. Sendo quinze horas e quarenta minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, Assistente em Administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação e, aprovada, será assinada por mim e pela Coordenadora do curso que preside o Colegiado.

Marcia Regina Maximowski ___________________________________________

Fernanda Marcon____________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 17 de junho de 2020.
Data de publicação: 11 de janeiro de 2023.

Vitor de Moraes
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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