Com o intuito de fomentar a formação no âmbito do Campus, o Núcleo de Apoio Pedagógico de Cerro Largo ao longo dos anos vem realizando ações que buscam:
- Criar um espaço interativo/formativo que possibilite reflexões sobre temáticas correlatas ao ensino superior;
- Mediar à formação de professores formadores pelo caminho da reflexão crítica dos processos de ensino, visando à constituição do professor reflexivo e pesquisador;
- Sistematizar, teorizar e refletir acerca dos limites e possibilidades das práticas de ensino superior desenvolvidas na UFFS;
- Desenvolver, articuladamente ao processo de formação atividades de reflexão crítica sobre a prática para a produção e publicação de relatos de experiência.
Nesse sentido, de 2014 a 2017 foram oferecidos minicursos sobre Moodle e Tela Interativa e realizados o I Seminário de Práticas Inclusivas na UFFS - Campus Cerro Largo e o 1º Encontro de Servidores da UFFS - Campus Cerro Largo. Também foram realizados encontros sobre comunicação por meio do corpo e da voz e desenvolvimento de direitos e deveres nas carreiras do Magistério Superior e dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação.
A partir de 2019 o NAP passou a sistematizar suas ações por meio de Cursos de Extensão - Curso: Educação Superior: desafios da formação (2019 a 2021) e o Curso: Formação e Docência no Ensino Superior (2022 a 2025), abordando temáticas como: didática/metodologia, planejamento, TICs, ensino remoto, aprendizagem, avaliação, relação professor-aluno, educação ambiental, Projetos Pedagógicos, emergência climática e educação integral, ferramentas digitais e diversidade.
A metodologia utilizada prioriza encontros com reflexões coletivas, em que a formação sistemática é organizada por meio de palestras dialogadas, escritas de relatos de experiências, sistematização de práticas e diálogo entre os pares. Além da formação de professores formadores, as ações propostas buscam envolver os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e alunos da Pós- graduação (mestrado e doutorado).
Além das ações desenvolvidas pelo NAP do campus, atividades propostas pelos demais NAPs da instituição, bem como da Reitoria são compartilhadas.